TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do filme: A Onda

Por:   •  2/10/2016  •  Resenha  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  1.811 Visualizações

Página 1 de 6

A onda

                                                                O filme foi produzido na Alemanha em 2008, tendo como diretor Dennis Gansel, que alongo de 101 minutos apresenta a história de um experimento proposto por um simpático professor que se vê obrigado a ensinar e a discutir com seus alunos de ensino médio sobre o que é autocracia. Instigado quando os alunos mostram uma total descrença sobre novamente viverem uma ditatura, onde existe a possibilidade de um indivíduo ou grupo na liderança terem o poder ilimitado de até mudarem leis, se assim, acharem necessário. Então, ele propõe um experimento e o mesmo se desenrola ao longo de uma semana. O filme apresenta passo a passo como a influência social pode mudar o comportamento de uma pessoa, fazendo o sujeito manifestar opiniões ou executar ações de modo diferente os seus próprios valores.

                                                                Os jovens aprendem que a obediência, processo pelo qual um indivíduo adota comportamentos sugeridos por outros é fundamental em uma ditatura, afinal, disciplina é poder. O experimento começa com o professor determinando mudanças de lugares e impondo um ritmo de maior controle e autoridade, estabelecendo- se como uma figura de liderança. Determina que ninguém deverá falar sem sua  permissão, precisarão levantar ao se pronunciarem e valoriza como tais mudanças de comportamento, também, são importantes para quem obedece, pois ajuda a melhorar a atenção, a concentração etc. Esta fala inicial do professor, amplia a credibilidade, outro item importante, pois com o passar do tempo a atenção das pessoas volta-se para a mensagem, a medida que aumenta a força persuasiva.

O professor trabalha a unanimidade do grupo a partir de uma vivência simples, colocando os jovens para marchar (direita/ esquerda/ direita/ esquerda). Fazendo com que sintam a importância da coesão e concordância, pois através da união um grupo tem poder. Aborda que entre o grupo não pode haver competição e muito menos panelinhas, todos precisam ajudar e trabalharem juntos para o fortalecimento do mesmo.  Propõem reflexões sobre o significado de unanimidade e quais são os sinais de união de um grupo, como por exemplo, uma uniformização visual (uniformes), que elimina as diferenças sociais, e também, a individualidade, mas reforça a identidade de unidade e o sentimento de pertencimento.

O bom líder não perde a oportunidade de valorizar e estimular o espírito de equipe, alinhar pensamento, ações e atitudes, mas também, estabelecer uma diferença entre NÓS E ELES, os outros grupos, no caso do filme, os alunos de Anarquia. O líder sente-se valorizado e apoiado pelo envolvimento dos alunos.

O experimento apresenta com clareza que os alunos com maior tendência à conformidade são os mais frágeis emocionalmente, por possuirem baixa autoestima e uma necessidade de aprovação, mostram-se vunerais à influência. Dentro do grupo sentem-se mais capazes e até competentes, entrando com muita intensidade na proposta. Os jovens passam a viver uma identificação de grupo fora da sala de aula, se sentem fortalecidos e felizes com uma sensação de pertencimento. O sujeito que se manifesta rebelde e não acata as ordens “combinadas”, sente exatamente o contrário, vivencia o não pertencimento. Passando a sofrer preconceitos, sendo julgado em estereótipos negativos, como por exemplo a menina que passa a ser vista como vadia, cretina e outro adjetivos pejorativos de desvalorização.

Quem não se submete ao rigor da disciplina e aos pensamentos iguais, passam a ser vistos como isolados do grupo e tratados de maneira diferente. Podemos observar no filme, quando Karo não aceita a aderir ao uso de uniforme. Ela passa a ser questionada sobre o porquê de não aderir e a leitura feita pelos amigos é que sua atitude demonstra egoísmo, pelo motivo de não ter sido capaz de abrir mão de um desejo pessoal por algo maior. A menina sente um claro desconforto perante o grupo, mas não se submete ao pensamento dominante e recebe uma expressão de repulsa em relação a atitude de desobediência perante ao combinado (imposto). Ela passa a ser ignorada pelo próprio professor, o que apoia a comportamento dos alunos.

A necessidade de aumentar a integração e fortalecimento grupal, os alunos escolhem um nome, a Onda e também, uma saudação, o que aumenta a identidade.

 Muitos contibuem criativamente para a Onda, por considerarem um bem maior. Motivados, os alunos pensam em formas e maneiras de novas ações, afinal “Ação é poder, qual é o objetivo das boas ideias se não virarem ações”. O grupo ganha uma coesão que realmente extrapola os limites da sala de aula e o próprio líder não realiza o quanto está manipulando os jovens e alimentando sobre próprio ego. Envolvido pelo sentimento valorização, admiração e vaidade, o que encoberta suas próprias questões, mas ele deixa extravasar em uma discussão com a sua companheira, a sua própria baixa autoestima. Ao ser questionado sobre seu comportamento e ele se defende, dizendo que ela está com ciúmes, por ele está tendo sucesso, mesmo não tendo tantos diplomas quanto ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com