TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise filme a experiencia

Por:   •  25/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 6

Análise Fílmica de confronto entre a Teoria do desenvolvimento e da aprendizagem de Vygotsky e a obra cinematográfica “Nell” de Michael Apted (1994).

“ Uma palavra que não representa uma ideia é uma coisa morta, da mesma forma que uma ideia não incorporada em palavras não passa de uma sombra. ”

                                                                                 Lev Vygotsky

Novembro 2015

  O presente escrito tem por objetivo confrontar a produção cinematográfica Nell, dirigido por Michael Apted, com a teoria sócio-histórica do desenvolvimento e da aprendizagem de VygotsKy, selecionando cenas do filme e associando-as aos princípios do pensamento Vygotskyano, destacando as divergências e concordâncias encontradas.

  De início serão abordadas, de modo geral, as ideias centrais da teoria, acompanhado da síntese do filme e consequente comparação analítica de confronto.

  A análise fílmica representa um instrumento relevante na compreensão de sistemas epistemológicos aplicados a realidade, evidenciando possibilidades atuais de ampla aplicação.

  Não é difícil observar os aspectos relacionais que se apresentam no transcorrer do filme, desde as funções formativas do indivíduo aos processos de transformação advindos de relações interpessoais; “através dos outros nos tornamos nós mesmos. Vygotsky”.

  Marta Khol, em Vygotsky – Aprendizado e desenvolvimento, assim descreve as ideias centrais que constituem os “pilares” do pensamento de Vygotsky:

  • As funções psicológicas têm um suporte biológico pois são produtos da atividade cerebral;
  • O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico;
  • A relação homem mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos;

 

 O homem enquanto ser biológico possui limitações e possibilidades para o seu desenvolvimento, porém o cérebro é um sistema aberto de grande plasticidade e que se formou ao longo da história filogenética cuja estrutura básica o indivíduo traz ao nascer.  Ao longo da vida, do indivíduo e da espécie, o homem transforma-se de biológico em sócio-histórico num processo onde a cultura é parte essencial da constituição da natureza humana.

   A relação do homem com o mundo não é uma relação direta mas uma relação mediada sendo os sistemas simbólicos os elementos intermediários entre o sujeito e o mundo.

  A interiorização progressiva de instrumentos mediadores se inicia sempre no exterior, na Zona de Desenvolvimento Proximal. É na interação com outros, principalmente em relações assimétricas com outros mais competentes, que se estabelecem as Zonas de Desenvolvimento Proximal e se desenvolvem as funções mentais superiores.

  A linguagem é o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos, constituída nos processos de internalização ao longo do seu desenvolvimento histórico/cultural, cuja função primordial é o intercâmbio social;

  O processo de desenvolvimento do indivíduo e sua relação com o ambiente sócio-cultural e com seu organismo não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie.

  Conhecendo estes conceitos básicos sobre a constituição do sujeito através das inteirações indivíduo/mundo e indivíduo/indivíduo podemos correlacioná-los ao caso descrito no filme.

  O ambiente em que Nell vivia era extremamente empobrecido de oportunidades experienciais, além do que sua comunidade coletiva era constituída unicamente pela mãe, já que a irmã havia falecido.  A mãe nesse caso era o único mediador para sua aprendizagem e desenvolvimento da linguagem e do pensamento.

   A deficiência fonética da mãe não impediu que uma linguagem falada única se estabelecesse entre elas. A constituição biológica de Nell não aparentava nenhuma anomalia que denunciasse deficiência da fala e seu aprendizado era compatível para o ambiente empobrecido de objetos significativos, tão importantes no processo do pensamento generalizante. Apesar dessa escassês de oportunidades para experimentar, isso não impediu que ela aprendesse a utilizar os poucos instrumentos de que dispunha em suas atividades básicas de sobrevivência, demonstrando que seu desenvolvimento mostrava-se competente senão pelo sistema de significação incompreensível. Nell era um ser humano em potencial.

   Alguns comportamentos de Nell, como agitação gestual constante, sons guturais e até mesmo as lembranças recorrentes da irmã morta podem ser associados a um momento do desenvolvimento da linguagem denominado não-verbal, onde o indivíduo consegue se comunicar através de gestos, sons e expressões como necessidade de comunicação que impulsiona inicialmente o desenvolvimento da linguagem, Nell pode ter recorrido a esses processos arcaicos em suas tentativas de inter-relacionar.

 Outro aspecto identificado, ligado aos processos genésicos da constituição do indivíduo e que se refere a funções psicológicas elementares, involuntárias, que ocorrem na relação direta com o objeto, evidenciado na cena onde é oferecida comida a Nell, da qual desconhecia o sabor, uma vez que só se alimentava de pão, o que não lhe permitiu nenhuma simbolização frente ao novo objeto; ainda o gesto de estender a mão para alcançar objetos, e também o processo de imitação apresentado em diversas cenas. Tais comportamentos são característicos da fase das funções psicológicas elementares, também presente em animais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (177.5 Kb)   docx (324.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com