TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise mr jones

Por:   •  22/9/2015  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do filme “Mr. Jones”

Quando Jones, um trabalhador de construções, quase comete suicídio é então levado pela polícia a um hospital psiquiatríco. Lá conhece a Dra. Libbie Bowen, sendo diagnosticado como um paciente esquizofrênico. Após um curto período ele é liberado apenas para voltar poucos dias depois por invadir um palco numa apresentação de musica clássica. Assim a Dra. Bowen elabora a hipótese de que Jones sofre de disturbio bipolar.

O Transtorno Bipolar ocorre quando o paciente apresenta extremas mudanças de humor e comportamento em períodos distintos, muito mais acentuadas que as ascenções e quedas de humor normais na maioria das pessoas.  Um estado super animado e excitado é chamado de “episódio maniaco”, o estado onde ocorre uma grande depressão e ausência de perspectiva e esperança é conhecido como “episódio depressivo”.

Quando a pessoa passa por um epidódio maniaco sente-se muito feliz, pode ficar irritada se for contrariada, fala rapidamente, pulando de uma ideia para a outra de forma inusitada, é facilmente distraida, impulsiva, ela pode se superestimar, sente pouca necessidade de sono e descanso e pouca inibição sexual. O filme mostra muitos exemplos de episódios maniacos, como o desapego financeiro quando Jones oferece U$ 100,00 para o colega de trabalho que acabara de conhecer ou quando não se importa em receber o troco da mesma nota após comprar apenas dois cachorros-quentes. Ele fala rapidamente e muitas vezes com falta de coerência como no seu primeiro contato com a Dra.  Bowen.  Nos diálogos com o gênero oposto Jones se mostra extremamente desinibido, quando chama a caixa do banco para almoçar ou quando canta a moça na calçada, ele se irrita quando o parceiro dela aparece para afasta-lo e antes de ir embora rouba um beijo da mulher.

Ao contrário o episódio depressivo é caracterizado por um longo período de sentimento de tristeza e a perda de interesse nas atividades que antes eram apreciadas, até mesmo a atividade sexual. O paciente pode se sentir cansado, ter problemas para se concentrar ou tomar decições, irritabilidade, mudança nos habitos alimentares e de descanço além pensamentos suicidas, culminando em tentativas de suicídio. Podemos identificar esses comportamentos durante o filme quando Jones aceita a internação implorando para a médica que ela o ajude a acabar com a tristeza. Enquanto está no episódio depressivo, embora continue se sentindo atraído pela Dra, o personagem não flerta com nenhuma mulher. Não demonstra interesse em realizar as atividades recreativas propostas pela psicóloga, como a pintura. Seu  episódio depressivo culmina no climax do filme quando ele retorna para o mesmo lugar que tentou suicídio no começo do filme para concretizar seu desejo de se matar, o que só não ocorre devido a intervenção da Dra. Bowen.

O Transtorno Bipolar não tem cura e irá se manifestar durante toda a vida do paciênte e o melhor método é a combinação da psicoterapia com o uso de psicotrópicos controlados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com