TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia (1º semestre) A Cultura Brasileira

Por:   •  7/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 2

Antropologia

A cultura brasileira.

A cultura brasileira é rica e abundante, o que se explica pela formação de seu povo e seu território: mistura de índios, portugueses, africanos, italianos e japoneses entre outros em um país com dimensões continentais.

São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, e as festas tradicionais locais. (PORFÍRIO, 2021).

Na música vê-se essa vastidão tomando por exemplo o sertaneja de raiz, nela encontramos elementos que remetem à vida no campo, enquanto o funk carioca fala da vida nas favelas, de onde ele surgiu. A literatura de cordel, por seu turno, aborda temas recorrentes ao sertão nordestino, enquanto os elementos da vida gaúcha tratam da vida dos povos que se estabeleceram no Sul do país, sob influência de europeus e latino americanos. (PORFÍRIO, 2021).

Na religião, também se nota essa miscigenação, formando o sincretismo religioso. Em terras tupiniquins juntam-se elementos do candomblé, do cristianismo e das religiões indígenas, formando uma concepção religiosa plural.

O carnaval é uma das principais manifestações culturais brasileiras, foi trazido pelos portugueses, mas teve forte influência africana, contribuindo para o surgimento do samba.

Em termos culinários possuímos pratos e ingredientes característicos indígenas, nordestinos, paulistas, estes últimos fortemente influenciados pela culinária portuguesa e italiana e do Centro-Oeste brasileiro, como a culinária mineira que foi “forjada em dois momentos distintos e complementares: o de escassez, no auge da mineração do ouro, e o de fartura, com a ruralização da economia regional” (ABDALA, 2006), séculos XVIII e XIX respectivamente. As iguarias baianas são carregadas de memórias negras, isso é visto no uso do azeite de dendê.

Os portugueses também trouxeram as festas juninas, mas foi sua interação com a cultura do interior do país que a tornou como hoje é conhecida, com suas comidas típicas, danças e enfeites. As festas de hoje são uma junção de partes da cultura africana, europeia e indígena. (BATISTA, 2021?)

Desta forma vemos que os principais elementos de nossa cultura são originários de etnias diversas e os conflitos e convergências contribuíram para a forma como hoje percebemos nossa plural e majestosa cultura.

Referências Bibliográficas:

  • PORFíRIO, Francisco. "Cultura brasileira"; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cultura-brasileira.htm> Acesso em 16 de maio de 2021.
  • ABDALA, Mônica Chaves in Revista do Arquivo Público Mineiro, Ano XLII - N º 2 – julho – dezembro de 2006. Disponível em <https://www.mg.gov.br/conheca-minas/cozinha-mineira> Acesso em 16 de maio de 2021.
  • BATISTA, Rafael. “Festa Junina”; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina> Acesso em 16 de maio de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com