TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Tese: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  Tese  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

AVALIAÇÃO BIMESTRAL

NOME: SHAOANY ROBERTA SILVA

1) Explique:

O que são mitos, lendas e arquétipos. Dê 2 exemplos de mito, lenda e arquétipos

2) Conceitue cultura. Explique a origem da mesma, e a localização (segundo L.A.White)

3) O que é relativismo cultural e etnocentrismo. Aponte a relação deles com a auteridade.

4) Como se dá a mudança cultural? Aponte aspectos nocivos e positivos da mudança cultural.

Resposta:

1) Mitos : são explicações para perguntas que não tem resposta exata. Ex superman, Pelé

Lendas : são frutos de nossa imaginação, não tem comprovação cientifica. Ex as fadas, saci-pererê.

Arquétipos: é a imagem, a impressão que se tem, é o que desejamos para nossa vida. Ex: uma mulher que é símbolo sexual, é a imagem dela que fica presente a nosso ver, e com isto malhamos para ter um corpo igual o dela. Outro exemplo é o príncipe do cavalo branco que sonhamos em encontrar um dia.

2) Cultura: não é somente o desenvolvimento do ser humano, mas o domínio no campo intelectual ou artístico. Cada um tem uma cultura, por exemplo, não posso dizer que um fazendeiro não é culto, pois ele domina mais do que ninguém o gado a agricultura. Uma dança que começa a ser praticada em uma data histórica é cultura. A cultura é localizada no espaço e no tempo.

3) Relativismo cultural é a idéia de que os indivíduos são condicionados a um modo de vida específico e particular, por meio do processo de aprendizado. Ou seja, é adquirido assim como no Brasil, come-se manteiga, na África serve para untar o corpo, sendo assim nós respeitamos a cultura deles e eles respeitam a nossa mesmo que haja discordância.

Etnocentrismo: é a supervalorização da própria cultura, gerando conflitos para defender a cultura do seu país, e isto nos leva até mesmo ao preconceito, pois um exemplo claro é na índia, lá é comum usar muito piercing, tatuagens o que para nós tem certo preconceito. A relação com a alteridade é que independe do modo pelo modo que se manifesta, é o ser em geral ou seja eles seguem aquilo que eles acreditam.

4) A mudança cultural é qualquer alteração na cultura, sejam traços, complexos, padrões ou toda uma cultura, o que é mais raro. Ela se dá quando surge novas invenções, novos elementos são tomados de empréstimo de outras sociedades, elementos culturais inadequado ao meio ambiente, são abandonados ou substituídos ou por falta de transmissão de geração em geração , se perdem. Um exemplo é o Natal que nossa mãe colocava o presente quando dormíamos para dizer que o Papai Noel quem havia colocado que cada ano vai perdendo sua força. Alguns aspectos pode ser citados como o término de um relacionamento, você sofre pela pessoa e um aspecto positivo é o conhecimento, a necessidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com