TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Ensaio: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  Ensaio  •  5.831 Palavras (24 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 24

Atividade 2

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

A Netscape Communications oferece aos seus funcionários diversas alternativas de convívio. Os desenvolvedores de software para a Internet, por exemplo, interagem socialmente jogando hóquei no estacionamento da matriz da empresa em Montain View, na Califórnia. Esta situação revela considerando a Hierarquia das Necessidades de Maslow:

Resposta Selecionada: e.

Necessidade de afiliação e amor

Resposta Correta: e.

Necessidade de afiliação e amor

Feedback da resposta: Alternativa correta: Necessidade de afiliação e amor.

A necessidade de afiliação e amor faz com que a pessoa se sinta capaz de estabelecer vínculos emocionais com as outras pessoas; é imprescindível pertencer a algum grupo e ser valorizado e reconhecido na condição de parte integrante deste grupo. Segundo Maslow, a privação excessiva em relação a esta necessidade pode ser tão dolorosa quanto a sensação física produzida pela fome.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

As organizações possuem personalidades próprias, assim como pessoas. Podem ser rígidas ou flexíveis, hostis ou apoiadoras, inovadoras ou conservadoras. Uma grande empresa chilena do setor manufatureiro, possui dirigentes que incentivam que seus funcionários levem adiante “boas ideias”, assim como os fracassos são tratados como experiências de aprendizagem. Esses mesmos dirigentes se preocupam com a produtividade, mas acreditam que ela é obtida por meio de um tratamento ético ao seu pessoal. A empresa se orgulha de sua reputação de ser um bom lugar para trabalhar. As pessoas e as equipes possuem metas e bônus, e os funcionários desfrutam de considerável autonomia para escolher a maneira de atingir seus objetivos. Os valores dessa organização se pautam na ética, nas boas relações, no respeito mútuo. Esse cenário nos ilustra o conceito de:

Resposta Selecionada: b.

Cultura Organizacional.

Resposta Correta: b.

Cultura Organizacional.

Feedback da resposta: Alternativa correta, Cultura Organizacional, pois na manufatureira em questão, há uma percepção comum compartilhada por seus membros . Há um sistema de valores compartilhado entre todos. Os valores essenciais dessa empresa são expressos e vividos por todos.

• Pergunta 3

0 em 0,2 pontos

Executivos da indústria de cigarros mudaram em relação a respeito do hábito de fumar. Durante anos, argumentaram que o cigarro não viciava e desafiaram evidências científicas dos riscos à saúde causados por este comportamento. Processos movidos contra a indústria do tabaco trouxeram à tona documentos que atestavam que essas empresas sabiam dos riscos e intencionalmente vendiam seus produtos, principalmente a menores de idade. Os executivos acabaram admitindo que o hábito de fumar é uma das causas do câncer, e que os esforços de marketing que faziam, era justamente pesquisar e estimular o fumo entre os adolescentes. Um dos executivos declarou na época: “É imoral, antiético e ilegal vender tais produtos a menores de idade”. Este caso, em relação aos executivos, ilustra:

Resposta Selecionada: a.

As emoções de medo e de culpa.

Resposta Correta: b.

A mudança de atitude.

Feedback da resposta: Alternativa correta:A mudança de atitude.

Atitudes são afirmações avaliadoras que fazemos de forma favorável ou não em relação a alguém ou alguma coisa. Então refletem como um indivíduo se sente em relação a alguma coisa. Não são a mesma coisa que valores, mas ambos se inter-relacionam. Valor é estável e atitude não. Por exemplo, quando as propagandas querem mudar as suas atitudes em relação a algum produto. O caso dos executivos da indústria do tabaco evidencia a “mudança de atitudes” deles, ou seja, passaram a considerar o cigarro como malefício, principalmente em relação ao uso indiscriminado de jovens menores de idade. Certamente o fator motivacional que os levou a esta mudança de atitude foi a exposição pública, processos movidos e talvez até o peso na consciência.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Jane formou-se contadora no ano de 2005, em uma grande e reconhecida Universidade. Após inúmeras entrevistas com recrutadores, ainda no campus da universidade, foi contratada por uma das maiores empresas de contabilidade do país. Jane ficou muito feliz com a oferta que recebera, pelo trabalho desafiador em uma empresa de prestígio e também pela excelente oportunidade em obter valiosas experiências profissionais, e o maior salário que qualquer de seus colegas havia recebido. Jane era a melhor aluna de sua turma, era ambiciosa, articulada e esperava-se que ela recebesse este tipo de oferta do mercado. Após 12 meses de ingresso na empresa, seu empregador estava muito satisfeito com o seu desempenho, o que o fez ofertar-lhe mais benefícios referentes à prêmios e bonificações. Entretanto, a motivação de Jane caiu dramaticamente, pois nesta mesma época a empresa contratou um recém-formado, da mesma universidade de Jane, sem a mesma experiência que ela acumulou em um ano, e ainda por cima com um salário 15% maior do que o dela. Jane além de enfurecida teve seu estado de ânimo minimizado ao máximo, levando-a a pensar em buscar um outro emprego. A situação de Jane serve para ilustrar a:

Resposta Selecionada: e.

Teoria da Equidade.

Resposta Correta: e.

Teoria da Equidade.

Feedback da resposta: Alternativa correta: Teoria da Equidade.

Funcionários fazem comparações entre o seu trabalho e o dos outros. O funcionário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com