TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia e Cultura Brasileira

Por:   •  15/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário Ritter dos Reis

Psicologia

Antropologia e cultura Brasileira

Porto Alegre

Cristiéle Baumgartner Meireles

2021

O estado do Rio Grande do Sul tem uma diversidade grande quando falamos em etnias, onde suas principais vem dos espanhóis e portugueses, devido a colonização europeia somos predominantemente brancos, mas também temos a presença de nativos, africanos, açorianos, alemães e italianos. No campo da religião somos bem diversificados também, tendo a maior capital judaica do Brasil, os municípios com mais mórmons, católicos, evangélicos, umbandistas e o mais islâmico do país, porém a religião predominante por aqui segue sendo católica apostólica romana.

Somos conhecidos pela nossa forte identidade cultural, vinda desde antes da guerra dos Farrapos, que foi um evento histórico bem importante para os gaúchos, que até hoje comemoram no dia 20 de setembro o Dia Do Gaúcho, dia que se iniciou a guerra em 1835. As expressões como “Bah” e “Tchê”, são muito utilizadas pelos nativos do RS, pela forte cultura pecuarista e agrícola existem algumas regiões do estado que utilizam o dialeto italiano e alemão, assim como seu linguajar ‘campeiro’, sendo mais forte nas cidades do interior, tal como as vestimentas típicas, mais conhecidas como pilchas, homens e mulheres de todas as idades podem usar. Ao falar da música gaúcha, a expressão mais adequada seria “Música gauchesca”, onde engloba subdivisões mais particulares e historicamente determinadas, como a Música Nativista e a Música Tradicionalista. No sul a comida mais típica sem dúvida nenhuma é o churrasco, na casa de todo gaúcho tem, pode ser assado com diferentes pontos para a carne, e tradicionalmente temperado com sal grosso.

Na capital dos gaúchos, nossa querida Porto Alegre, temos diversas opções para se aproveitar o tempo livre, como tomar um chimarrão (bebida típica gaúcha) na Orla do Guaíba vendo o pôr do sol, passear pela Redenção, Parque Farroupilha ou Parcão, levar seu cachorro para dar uma volta no Parque Germania ou até mesmo visitar a rua mais bonita do mundo, a rua Gonçalo de Carvalo, fica na divisa dos bairros Independência e Floresta. Decretada Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município em junho de 2006, ficou conhecida não só pelas árvores que formam um túnel verde em sua extensão, mas também pela luta pela preservação mantida há anos pelos moradores e até por quem não reside nela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com