TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Gênio Indomável

Dissertações: Análise Gênio Indomável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 2

O filme Gênio Indomável conta a história do jovem órfão Will Hunting, que tem poucas condições financeiras e três grandes amigos. Trabalha como faxineiro numa universidade e já tem passagem pela polícia. A sua inteligência é surpreendente, ainda mais considerando que sempre aprendeu e estudou por conta própria. Depois de uma briga, acaba sendo detido. Porém, devido à intervenção do Professor Lambeau, Will é solto, com a condição de estudar matemática e fazer sessões de terapia, travando-se ai o impasse da história, já que nenhum psicoterapeuta consegue fazer com que Will se abra e fale sobre seus sentimentos, com exceção de Sean Maguire.

Escolhi dois trechos que achei interessante para discussão e análise.

Seriam os seguintes:

Segunda sessão

Na segunda sessão Sean decide sair da clínica e levá-lo num parque. Ele reflete sobre sua contratransferência e tem o objetivo de dizer o que realmente pensa sobre Will, ativando assim suas funções que atingem o próprio ego como terapeuta, e de Will como paciente, permitindo uma modificação no comportamento de Will, sobre sua vida. Nessa cena, o psicólogo mostra-se frágil usando essa técnica para ganhar a confiança de Will. Nesse instante, o que era apenas uma relação paciente/terapeuta, passa a ser constituída uma amizade de confiança. Podemos, a partir de todos os fatos, perceber que o grande medo de Will é criar vínculos afetivos.

Outra cena mostra o comum hábito que temos de julgar as pessoas pela aparência e posição social: o professor Gerald Lambeau propôs a seus alunos a solução de um teorema (o qual ele próprio julgava bastante complexo). No dia seguinte, o teorema aparece resolvido, contudo ninguém sabe quem foi. Lambeau descobre que foi Will, e não consegue acreditar que um simples faxineiro, que nunca teve acesso às aulas da faculdade, conseguiu resolvê-lo. Ou seja, somos julgados primeiramente pela imagem que passamos para a sociedade, e raramente pelos nossos pensamentos, atitudes e capacidade, o que demonstra que muitas vezes a aparência se sobrepõe a essência. Podemos observar também, uma boa caracterização do filme quanto à questão pobreza x riqueza. Os cenários que retratam esses ambientes são bem antagônicos: o mundo de Will, marcado pela informalidade, linguagem coloquial (beirando à vulgaridade), presença constante de palavrões, bebida, cigarro, brigas, vestimentas simples, etc.; e o mundo das universidades, marcado por certas formalidades, investimentos em educação entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com