TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Observação com Base na Teoria de Erik Erikson

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

Análise da observação com base na teoria de Erik Erikson

A criança na fase de 0 a 2 anos está em constante descobrimento.

As suas habilidades de desenvolvimento motores estão evoluindo e ela esta se tornando a cada dia menos dependente dos adultos.

Até o primeiro ano de vida a criança está substancialmente dependente dos adultos para realizar tarefas como os cuidados com a alimentação, higiene, locomoção, aprendizado de palavras e seus significados, bem como estimulação para perceber que esxiste um mundo em movimento ao seu redor.

Já no seu segundo ano, a criança está iniciando a sua autonomia, passa a ter controle de suas necessidades fisiológicas, e começa o seu processo de descobrimento do mundo. Nesse estágio, é que começam as movimentações, as correrias, a falta de foco em apenas uma coisa, a criança está tão ávida por descobertas que não consegue se manter fixa em algo.

 Como podemos ver neste trecho da observação de uma criança com 17 meses : "Deixou o objeto que estava empurrando e logo em seguida pegou outro que emitia som (celular), pegou e o soltou no momento em que o celular parou de tocar, pegou outro objeto e tentava entregar para alguém, porém não soltava."

"Neste estágio, os bebês adquirem um sentimento de que são separados dos outros. A autonomia permite o dominio sobre si mesmo e sobre seus impulsos. Coincidindo com o estágio anal em Freud, a criança tem a opção de reter ou liberar as fezes, ambos os comportamentos têm um efeito sobre a mãe. Ao permitir que a criança funcione com alguma autonomia, sem superprotegê-la, ela adquire autoconfiança e sente que consegue controlar a si mesma e ao mundo ao seu redor. Porém, se a criança é punida por ser autônoma ou é excessivamente controlada, sente-se irada e envergonhada. Ao equilibrar esta crise, a criança desenvolve a virtude da vontade (KAPLAN,SADOCK & GREBB, 1997)."

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com