TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Do Desenvolvimento Humano Segundo Erik Erikson

Artigos Científicos: A Teoria Do Desenvolvimento Humano Segundo Erik Erikson. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  2.016 Visualizações

Página 1 de 2

A teoria do desenvolvimento humano segundo Erik Erikson

Resumo.

Trata-se de uma abordagem didática sobre a teoria psicossocial do desenvolvimento humano que se embasa no princípio epigenético que sustenta que o desenvolvimento humano, ocorre em estágios sequenciais e claramente definidos. Cada um desses estágios deve ser satisfatoriamente resolvido, para que o desenvolvimento avance sem problemas. De acordo com o modelo epigenético, caso não ocorra a resolução eficaz de um determinado estágio todos os estágios subsequentes refletirão esta falha, na forma de desajuste físico, cognitivo, social ou emocional. Daí a grande importância de conhecer esse assunto na área da Sociologia.

Erikson defende que a energia ativadora do comportamento é de natureza psicossocial e que o processo de desenvolvimento humano da personalidade ocorre por meio dos processos biológico, psíquico e social.

O desenvolvimento psicossocial para o autor e sinônimo de desenvolvimento da personalidade e decorre ao longo de oito estágios que, no seu conjunto, constituem um ciclo da vida. Que são:

1º confiança básica x desconfiança básica

2º autonomia x vergonha e dúvida

3º iniciativa x culpa

4º diligência (empenho) x inferioridade

5º identidade x confusão de identidade

6º intimidade x isolamento

7º produtividade x estagnação

8º integridade x desesperança

Um dos conceitos fundamentais da teoria de Erikson é o de conflito ou crise que o indivíduo vive ao longo dos períodos por que vai passando, desde o nascimento ao final da vida. Cada conflito deve ser resolvido positiva ou negativamente pelo indivíduo.

A impressão que tenho é que dada a complexidade de culturas, ambientes e indivíduos, faz-se necessário muita sensibilidade e conhecimento do comportamento humano para uma educação ou reeducação psicossocial. E segundo o próprio autor, ”A cada etapa o indivíduo cresce a partir das exigências internas de seu ego, mas também das exigências do meio em que vive, sendo portanto essencial a análise da cultura e da sociedade em que vive o sujeito em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com