TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Relação entre a cientificidade do conhecimento e o movimento iluminista do séc. XVII

Por:   •  15/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] 

1)Faça uma análise da relação entre a cientificidade do conhecimento e o movimento iluminista do séc. XVII.  

A cientificidade do conhecimento baseia-se nas comprovações científicas, abstendo-se de pensamento supersticiosos e religiosos para a explicação de determinados fatos. Já o Iluminismo considerava o conhecimento verdadeiro apenas quando fruto da razão e não dos sentidos e imaginação. Tanto a cientificidade e o iluminismo, defendem a ideia de que o conhecimento e a sabedoria só serão alcançados através da ciência e da pesquisa. Em ambos, as explicações místicas não são o suficiente e nem a resposta mais sensata para responder a tudo. É necessária a razão, porem, para o conhecimento científico, a razão deve estar atrelada a lógica nas experimentações científicas

2) Diferencie Senso comum de senso crítico e explica a importância do primeiro na observação de fenômenos e do segundo para o aprofundamento nos motivos. 

Senso comum é aquele superficial e imediato, onde basta o indivíduo observar e fazer, não se atendo necessariamente as explicações mais profundas. Diferentemente, o senso crítico busca entender os fatos racionalmente, não aceitando conclusões imediatas e precipitadas, antes se aprofundando no assunto, a fim de encontrar respostas. Sendo assim, podemos dizer que o senso comum é uma herança cultural a partir de crenças, opiniões, tradições da maioria dentro de uma sociedade. Ao decorrer dos séculos essa herança foi criada através da observação, que é a primeira forma de contato do indivíduo com o mundo. Por esse motivo, o senso comum acaba sendo um pensamento primário, sem muito embasamento e profundidade. Ai então surge em algum momento a necessidade de questionamento: o senso critico, que é a capacidade de analisar e questionar de forma racional.

03) Defina o conceito de Metodologia. 


O conceito de metodologia se baseia na forma com a qual se constrói o conhecimento ou se realiza alguma coisa. Sendo assim, são as formas e técnicas usadas para chegar a um conhecimento ou realização de uma pesquisa

  1. Quais as principais diferenças entre o conceito de Ética e de Moral?  


A ética é universal, já a moral é segmentada. Enquanto a ética implica no consenso e adesão da sociedade, a moral é adquirida e formada ao longo da vida, por experiências. A ética é mediadora de várias morais, a moral é apenas uma parte dela. A etica esta ligada a convivência de uma sociedade, sobre a vivencia sob leis, regras e respeito, já a moral é mais individual, pois trata-se de como cada ser humano irá se posicionar dentro dessa sociedade, seguindo seus juízos de valores e tradições pessoais

  1. Qual a definição clássica de ciência dada pelo autor do Livro de Metodologia Científica e qual a definição dada pelo Cientista Carl Sagan na obra "O mundo assombrado pelos demônios"?  


Segundo o livro Metodologia Científica, a ciência é o senso comum especializado. Já segundo Carl Sagan, a ciência é vista como uma vela no escuro.

      6) De acordo com o conceito dado na Seção 01 da Unidade 02 do Livro de Metodologia Científica e do debate em aula em relação a pesquisa, responda qual o sentido da pesquisa?  


A pesquisa é o caminho para a construção do conhecimento. Para ter o entendimento de algo, faz-se preciso ir além do senso comum.

      7) Dê as características dos seguintes procedimentos de levantamento de dados e referenciamento teórico: 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com