TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Artigo

Por:   •  8/5/2018  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Análise de artigo (Costa e Marinho, 2002)

O artigo “Um modelo de apresentação de análise funcionais do comportamento”, de autoria Silvana Elisa Gonçalves de Campos Costa e Maria Luiza Marinho , trata de uma análise de um conjunto de comportamentos e com um relato de uma cliente chamada Ana que sofria de depressão. Que pautasse da teoria behaviorista radical visando o estudo do comportamento humano a vindo da interação entre organismo e o ambiente.

Observa-se a princípio, uma análise de informações que pode ser retratada na vida atual ou no passado do indivíduo em questão. No qual serão apontadas algumas variáveis que podem ter algum tipo de relação causal com o comportamento da pessoa analisada e posteriormente, serviram para um processo de intercessão e manipulação de variáveis, e as causas destas em seu comportamento.

As considerações apontadas no artigo trazem uma compreensão mais ampla com relação a prática de conceitos como antecedentes, comportamentos, consequências tanto imediatas como posteriores , possibilitando uma assimilação clínica com relação à tríplice de contingência, de modo a facilitar o entendimento de sua aplicação prática.

A análise funcional do caso exposto, nos trás uma formação de hipóteses, com variáveis que estão relacionadas aos conjuntos de comportamentos expostos pela cliente Ana, no qual outros profissionais acabam descrevendo também como depressão, seguindo a linhagem do Behaviorismo Radical com base na Tríplice Contingência. Nota-se que ao longo de sua vida Ana teria passado por vários processos de reforçamentos errados, e diante destes apresenta comportamentos que acabam por serem mantidos devido as suas consequências, ou seja, se tornaram um fator de grande valia no seu desenvolver comportamental, que acabou sendo regrado e restringido pela mesma e seu ambiente.

Visando as questões abarcadas diante da análise funcional do comportamento humano o texto mostra se bastante esclarecedor, simples, claro e conciso diante tanto das bases teóricas apresentadas como também com relação a exemplificação do caso de Ana, possibilitando uma compreensão mais clara e ampla de uma análise fundada na teoria Behaviorista Radical, viabilizando uma análise, por meio de um desmembramento de antecedentes , comportamentos e consequências, apresentadas por Ana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com