TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Posto de Trabalho de Acordo Com a QVT

Por:   •  29/8/2016  •  Artigo  •  3.296 Palavras (14 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 14

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ[pic 1]

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR

Centro de Ciências Saúde - CCS

Curso de Psicologia

           

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (Q.V.T)

JUNHO – 2016

INTRODUÇÃO

O presente trabalho faz parte da disciplina de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do currículo regular do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.  O desenvolvimento do artigo é uma avaliação de segunda nota parcial da disciplina supracitada. A proposta do trabalho é analisar um posto de trabalho selecionado pela a equipe com o intuito de formular uma proposta de intervenção baseando-se nos conhecimentos adquiridos em Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (Q.V.T).

 A organização onde foi desenvolvido as atividades é localizada na cidade de Fortaleza, situada no bairro Joaquim Távora. No mercado a partir de 2014, a empresa Jeito de Dormir tem como objetivo principal a elaboração de roupas de dormir com qualidade que possam proporciona aos clientes a certeza de estarem sendo valorizados. A empresa é dividida em confecção/produção (costureitas, revisoras, embalagens e corte), gestão, e financeiro e estoque e duas lojas (uma que fica no mesmo casa que a confecção e outra localizada no Shopping Sul, recentemente inaugurada). A empresa de natureza familiar, e existe a aproximadamente dois anos no mercado. A fundadora já tinha experiência no ramo de confecção, e é a segunda empresa que ela gerencia no segmento. Nela trabalha a dona, o marido e o filho (no financeiro) e mais duas sobrinhas e cunhados em outras funções (loja e estoque).

No momento não existe um Recursos Humanos estruturado, algumas atividades associadas ao setor são desempenhadas pela própria diretoria e supervisora, as vezes, de forma informal.

            Seguem-se, neste trabalho, as seguintes seções: análise das atividades (condições organizacionais gerais, análise do contexto de trabalho, descrição das tarefas e atividades, análise do custo humano de trabalho), aspectos críticos, medidas preventivas propostas para elaboração de plano de ações de QVT, considerações finais, referências e anexos.

 

2.  OBJETIVOS

 OBJETIVO GERAL

Propor estratégias de intervenção na melhora da saúde e qualidade de vida do trabalho a partir da análise de um cargo.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Observar e analisar as atuais condições de trabalho;

Investigar quais pontos podem ser melhorados no cotidiano do serviço executado;

Levantar dados referentes a aplicação de ferramentas adequadas para o processo de QVT.

ANÁLISE DA ATIVIDADE

Condições organizacionais gerais

A empresa é dividida em confecção/produção, gestão, e financeiro e estoque e duas lojas (uma que fica na mesma casa que a confecção e outra localizada no Shopping Sul, recentemente inaugurada). A empresa é de natureza familiar, e existe a aproximadamente dois anos no mercado, não possuem organograma. A empresa é de médio porte, tendo, aproximadamente, quinze funcionários na produção, sendo a sua maioria costureiras. Atualmente existem nove costureiras, três revisoras, uma supervisora e dois profissionais do corte.  O núcleo de gestão formado pela fundadora, e o marido e o filho são responsáveis pela parte financeira e administrativa. Não existem divisões em grupos, todos trabalham no mesmo ambiente, estando separados apenas pelos cargos, o único setor que fica separado é o administrativo.

Os funcionários são contratados pela fundadora, através de recomendações dos próprios colaboradores ou são chamadas pessoas com quem ela já trabalhou. Antes de ter sua própria loja, ela trabalhava na empresa da irmã, também no ramo de confecção, então tem muitos contatos com profissionais da área.

O turno de trabalho é de segunda a quinta das 7h30 às 17h30, e sexta de 7h30 às 16h30, sendo que, essa saída mais cedo na sexta-feira foi escolha dos próprios colaboradores, em detrimento ao intervalo pela manhã. Não existem intervalos durante os turnos, somente o do almoço que é dividido em dois horários, sendo o primeiro de 11h às 12h, e o segundo de 12h às 13h. A empresa também oferece café da manhã. E a produção só trabalha de segunda a sexta, os funcionários das lojas tem seu expediente prolongado até aos sábados.

Análise do contexto de trabalho

A análise do contexto de trabalho acontece da seguinte forma, o local onde a produção está localizada é um ambiente bem iluminado, e não há exposição a material químico ou algum tipo de poluição. Devido ao número de material no local, principalmente, tecidos, há certo acúmulo de poeira e o local tem um cheiro característico de tecido, mas não chega ser um local sujo ou desagradável. E apesar de existirem 3 janelas, e ventiladores, dependendo da hora do expediente o local fica bastante quente.

Existe bastante ruído, tanto por conta das próprias máquinas, quanto por conta de um aparelho de som que fica sintonizado na rádio, e por conta do intenso barulho quando é preciso conversar algo é necessário aumentar o tom de voz, gerando assim ainda mais ruído.

O salão onde se localiza a produção está dividido da seguinte forma, são quatro filas de costura, um balcão virado para a parede onde as revisoras trabalham, e um pouco mais afastado, porém sem divisões, se localiza o balcão onde é feito o corte. O espaço entre as máquinas e os corredores entre as maquinas é um pouco estreito.

Além do salão principal, existe ainda uma sala onde pequena, onde algumas outras atividades são desenvolvidas, nesta sala trabalham a estilista e a supervisora, está também desenvolve o trabalho modelista. A sala apesar de pequena e estreita é bem arejada, graças à ventilação artificial. Na organização da sala existem duas escrivaninhas e um balcão de corte, como no salão principal, o escritório é repleto de material, principalmente, tecido, existem lugares para as duas sentarem e mais cadeiras de apoio. Porém o maior problema da sala é o espaço pequeno.

Descrição das tarefas e atividades

A organização do trabalho é feita da seguinte forma: são encaminhadas as peças que serão trabalhadas naquele dia, e podem ser também peças que sobraram do dia anterior, e também as peças que cada uma das costureiras vai trabalhar. Durante o dia é comum, também, a mudança de máquina entre as costureiras (e pelas entrevistas este é um costume apreciado pelas costureiras, em sua maioria). Existem metas que devem ser alcançadas todo o dia e é descriminada por turno (manhã e tarde) – apesar de incentivos (benefícios financeiros) as metas não estão sendo atingidas pela produção, e hoje, é uma problemática que é constantemente exposta para a produção. Não existem pausas oficiais entre os turnos (somente o almoço), há algumas paradas quando os colaboradores vão ao banheiro ou tomar água (existe um bebedouro em um corredor próximo ao salão principal, mas a maioria das costureiras mantém uma garrafinha de água no balcão), essas saídas ao banheiro e para beber água se tornam uma oportunidade para mudar de posição e andar um pouco. A supervisora (que também exerce a atividade de modelista, entre outros) afirma que tem autonomia, pois ela pode escolher a ordem de suas atividades e pode organizar seu dia. Ela também tem autonomia de organizar o salão e tem hierarquia com as colaboradoras, porém, o próprio número de atividades que ela tem que desempenhar, e o fator de que muitas dessas atividades apenas ela tem treinamento para desempenha, acaba por acumular muitas funções para uma só pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (376.4 Kb)   docx (188.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com