TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Caráter Masoquista para Reich

Por:   •  29/1/2018  •  Resenha  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 5

                                 

Análise do Caráter Masoquista para Reich

Reich inicia falando sobre o caráter masoquista antes mesmo de dizer como se dá o encouraçamento deste caráter, afirmando:

"(...) O surpreendente, e ao mesmo tempo enigmático, foi que a fórmula segundo a qual o masoquista sente tanto desprazer quanto prazer provou ser incorreta. Ao contrário, o mecanismo específico de prazer do masoquista consiste exatamente em que, embora ele busque o prazer como qualquer outra pessoa, um mecanismo perturbador leva esse esforço ao fracasso. Isso, por sua vez, o induz a perceber sensações que são experimentadas como agradáveis pela pessoa normal como desagradáveis, quando excedem uma certa intensidade. O masoquista, longe de buscar o desprazer, demonstra forte intolerância a tensões psíquicas e sofre uma superprodução de desprazer quantitativa, não encontrada em qualquer outra neurose." (pág. 218)

1.Encouraçamento do caráter masoquista

O masoquista cultiva dentro de si um rancor que advém desde os primórdios de sua infância, que alimenta sua negatividade. Suas exigências de amor são sempre em um tom provocativo, com a finalidade de demonstrar que não está contente com os objetos com quem interage. Não há possibilidade neste caráter de dissolução dos problemas neste âmbito, pois não se chega a uma satisfação completa por parte do indivíduo já que o alicerce da sua excessiva exigência de amor está em uma angustia estabelecida muito anteriormente, aliada ao medo de ser abandonado. Este individuo vive em luta interna, a recusa e o medo são constantes em sua vida, assim como o “não movimento”.

2. Exibicionismo inibido e paixão pela auto-depreciação

O caráter masoquista relaciona-se diretamente a iniciação a fase genital na infância através do exibicionismo, seguida instantaneamente de grave frustração e repressão desse prazer e de completa inibição do desenvolvimento genital posteriormente. Essa inibição do exibicionismo reprimido pode levar ao desencadeamento de traços completamente opostos, a exemplo disso temos o caráter genital-narcisista, que aparece de forma disfarçada, onde a paixão pela auto depreciação surge a modo do indivíduo não se sobressair. Qualquer que seja o fator que o faça sobressair desperta o sentimento de grave angústia, daí ser-lhe necessário humilhar-se para evitar a angústia, o que dá vazão ao sentimento de abandono e provoca complexo total da necessidade de amor. A inibição da capacidade de demonstrar ou exigir amor abertamente ocasiona manifestações distorcidas e torna a pessoa artificial e afetada.
A impossibilidade de se sobressair faz com que o masoquista não possa assumir o papel de liderança, embora ele construa fantasias gloriosas de heroísmo. O seu ego está ligado a passividade devido a fixação anal desenvolvida em sua relação com a mãe. Como resultado da inibição do exibicionismo desenvolve-se um ego com uma forte inclinação para auto depreciação, mais tardar essa estrutura erige-se e impede a realização de um ego ideal fálico-ativo, resultando em uma tensão que serve como nova fonte para o sentimento de sofrimento e fortalece o processo masoquista. 
Em crianças que tendem ao masoquismo e no próprio caráter masoquista é comum o indivíduo sentir-se estúpido ou agir como se fosse estúpido como forma de explorar todas as inibições para se humilhar. 

O caráter masoquista demonstra e exige amor de maneira sinuosa, através de queixa, provocação ou mostrando infelicidade. A soma desses fatores produz um sentimento de desordem psicológica interior, carregada de uma vergonha devido à aparência exterior. 

3. Percepção desagradável do aumento da excitação sexual: a base específica do caráter masoquista 

 

O caráter masoquista revela sempre um tipo específico de distúrbio da função genital. 

 

Estabeleceu-se que o caráter masoquista gera uma quantidade excessiva de desprazer, que proporciona uma base real para seu sentimento de sofrimento. Observa-se que o aparelho psíquico está sempre tentando dominar essa tensão e predisposição para a angústia de maneira inadequada. Na tentativa de restringir a angústia, o caráter masoquista mergulha cada vez mais na tensão e no desprazer, fortalecendo assim a predisposição para a angústia. Aprendeu-se, ademais, que exatamente essa incapacidade para restringir a angústia de maneira adequada constitui o que é específico do caráter masoquista. Além disso, descobrimos que a punição que o caráter masoquista pensa recear é apenas um substituto para aquela que realmente teme. 

 

O caráter masoquista baseia-se numa atitude espástica muito peculiar, que controla não apenas seu aparelho psíquico mas, primeiramente e acima de tudo, o aparelho genital. Inibe imediatamente toda forte sensação de prazer e transforma-a em desprazer. Dessa maneira, o sofrimento, que é a base das reações de caráter masoquistas, alimenta-se continuamente e aumenta. Só podemos obter um efeito terapêutico se conseguirmos penetrar a gênese dessa atitude espástica. Só a potência orgástica pode eliminar a fonte interior de desprazer e angústia. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com