TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Comportamento em Ambiente Condicionado

Por:   •  24/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

Curso de Psicologia

Psicologia Geral e Experimental

Análise do Comportamento em ambiente condicionado

Rato Virtual

Danilo Brito, RA: B87BFJ-6

Gabriela Silva Martins, B6940E-9

São Paulo

2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado em um laboratório experimental, como finalidade obter a relação das mudanças e alterações no comportamento do rato virtual, em um ambiente experimentalmente controlado.

Como observação direta aos fenômenos comportamentais do sujeito analisado, utilizamos o método experimental, manipulando as variáveis para a obtenção dos resultados nas alterações comportamentais, e por fim uma análise empírica dos resultados, para a compreensão dos fenômenos comportamentais dentro desse espaço representado.

O experimento feito em um espaço virtual, o que possibilitou o entendimento do comportamento do rato virtual, sem que houvesse a necessidade de se obter um animal vivo, evitando assim sofrimento e maus tratos ao rato, visando manter uma metodologia padronizada para compreendermos as ações e os resultados apresentados no experimento.

Baseado no que foi exposto, existem várias teorias da aprendizagem das quais se

podem destacar as teorias do condicionamento, que definem a aprendizagem pelas suas consequências no comportamento, enfatizando condições ambientais como forças que promovem a mesma. Em virtude de seu significado, essas investigações formam o corpo do que se chama associacionismo, cuja expressão mais imponente é o Behaviorismo. (BOCK; TEIXEIRA, 2002).

O objetivo era levantar uma análise sistemática de compreensão de uma progressão comportamental, condicionando o sujeito evolutivamente aos aspectos comportamentais entre a relação direta entre sujeito e ambiente, alterando-se o ambiente e por consequências os comportamentos iniciais. Ao estudarmos o comportamento do rato em seu ambiente controlado tivemos uns insights de ideias para uma melhor compreensão do comportamento humano.

MÉTODO

O experimento de condicionamento do rato virtual ocorreu na Universidade Paulista, no laboratório de informática I, contendo 30 computadores da marca LG, com processador Celeron, Sistema operacional Windows XP, sendo 29 computadores disponíveis para alunos e um para o professor. O experimento de observação do rato virtual foi realizado por aproximadamente 70 alunos do 3º semestre, do curso de Psicologia, da Universidade Paulista, campus Cidade Universitária, do período noturno, todos sem contato prévio com a situação experimental.

Para que o experimento acontecesse foi utilizado um software chamado Sniff Pró 2.0, que representa a Caixa de Skinner, onde havia um rato branco, uma barra, que conforme pressionada saía comida (comedouro), um bebedouro, uma luz e uma caixa de som. Além do computador, foram utilizados os seguintes requisitos: uma caneta esferográfica de tubo transparente, uma ficha de observação contendo alguns atos que, provavelmente, o rato faria, tais como: pressionar a barra, farejar, levantar, limpar-se e beber água, um cronômetro comum e um lápis. O ambiente era claro e refrigerado.

O procedimento começou com a observação das ações iniciais do sujeito, antes do condicionamento, sendo registrados os comportamentos: farejar, levantar, limpar-se e beber água. (Nível Operante)

Cada observador anotava em uma ficha fornecida pelo professor, pela sua perspectiva o número de vezes que o rato praticou cada ação contida na ficha. Detalhando as ações por tempo determinado, no total de 15 minutos. Nessa fase o objetivo era verificar a intensidade da resposta de pressão à barra.

Modelagem – Treino ao comedouro: Treinar o rato no condicionamento de associar o som da campainha com a disponibilidade da comida no comedouro, e posteriormente modelar essa ação de pressionar a barra como um reforçamento diferencial de aproximações sucessivas, reforçando as ações precisas no condicionamento.

Reforçamento contínuo (CRF): O objetivo era fazer com que o animal adquirisse o reforço ao pressionar a barra, sem a intervenção do experimentador. Toda resposta emitida do sujeito deverá ser seguida de um reforço contínuo, para que a modelagem seja repetida e assim o condicionamento possa progredir isso poderá proporcionar uma comparação entre a modelagem ao registro do comportamento inicial (NO).

Extinção: Haverá uma suspensão do reforço da resposta condicionada de pressionar a barra, assim que o rato estiver evoluindo no nível do condicionamento proposto.

Reforço intermitente: Haverá um reforço no caso do rato pressionar a barra, ou a extinção gradual do estímulo, caso o rato não tenha o comportamento de aproximação para a finalidade do condicionamento. Intervalo fixo, o intervalo entre cada resposta era o mesmo. Intervalo variável, o número de razão não importa, mas o tempo varia. Razão fixa, cujo objetivo era exigir do sujeito um número fixo e constante de respostas para que obtivesse o reforço. Razão variável, o número de respostas em cada reforço se modifica.

Treino discriminativo: tem o objetivo de comparar a taxa de resposta observada com a taxa de resposta de extinção após reforçamento contínuo, o SD não produz ou elicia respostas, penas fornece contexto, pois está relacionado com as consequências.

RESULTADOS

No procedimento inicial de nível operante (NO) foi verificado no sujeito “Rato 1 e Rato 2” que os comportamentos reincidentes se restringiam aos atos de farejar, levantar e limpar-se, como apresentando abaixo:

Rato 1 (NO)

Farejar Levantar Limpar-se

4,13 R/min 2,67 R/min 3,75 R/min

Rato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com