TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento inadequado no ambiente de trabalho

Por:   •  16/11/2016  •  Artigo  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 4

10 COMPORTAMENTOS INADEQUADOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Luiza da Silva Regino

RESUMO

Sabe-se o quanto é importante, em um ambiente profissional, manter uma boa conduta, principalmente visando o crescimento pessoal e profissional. Porém, o que é mais visto diariamente nas empresas são os profissionais com ótima formação técnica, mas que não tem um comportamento adequado perante a empresa e a equipe, e acabam sofrendo advertências ou até demissões.

INTRODUÇÃO

Nesse artigo irei citar alguns comportamentos inadequados que são cultivados ao longo da vida profissional, que podem sabotar as relações interpessoais e também a carreira, e é importante desde o início identificá-los e principalmente solucioná-los.

Fofoca

A fofoca é um mal que está presente em qualquer lugar e ninguém consegue ficar imune. O poder da fofoca no ambiente de trabalho, além de ser devastador, pode ser destruidor para a carreira profissional.

Assim que perceber que a conversa está tomando um rumo diferente, que não seja um assunto de interesse profissional a melhor coisa é sair de perto e evitar uma conversa desagradável, se necessário conversar com o seu superior, ele saberá como resolver esse problema.

Comunicação grosseira

Falar alto, usar palavrões e gírias é um comportamento inadequado no ambiente de trabalho, totalmente deselegante. Por exemplo, falar alto tira o foco de todos que estão ao teu redor e atrapalhando a produção. Usar palavrões e gírias pode passar uma imagem totalmente negativa, mesmo trabalhando em um ambiente mais descontraído. É preciso manter uma boa comunicação e sempre analisando bem suas palavras e o impacto que elas vão causar antes de pronuncia-las, e evitar falar tudo que pensa.

Roupas inadequadas

Aquela famosa frase: “A primeira impressão é a que fica”. Nesse sentido, é de suma importância ser coerente e vestir uma roupa adequada de trabalho. Por exemplo, num ambiente empresarial, se pede para usar uma roupa mais formal, homens de terno e gravata e um sapato social e mulheres terninho, camisa, calça ou saia social e um sapato condizente, agora se for um ambiente mais casual, pode-se usar um esporte fino, jeans e camisa social ou polo. Por esse motivo, é importante que o contratado adote um traje de acordo com a cultura da empresa e tenha preocupação de adequar suas roupas ao ambiente de trabalho.

Atrasar tarefas do trabalho

O desempenho nas tarefas sem dúvida é um dos pontos mais avaliados pelos gestores. Se o funcionário se enrola para fazer as tarefas, não cumpre os prazos e as metas, pode ter certeza que ele não durará muito tempo na empresa.

Então procure sempre entregar suas atividades dentro do prazo, visando a qualidade do material que está sendo entregue, isso conta muito na hora da avaliação dos seus gestores.

Não admitir os seus erros

Ninguém gosta de errar, mas isso faz parte da vida e do ambiente de trabalho. O que não pode acontecer é você cometer um erro e deixar que culpa caia em terceiros só para não assumir o que fez. Assumir e corrigir seus erros é uma atitude madura. Afinal, erros acontecem diariamente e não estamos livres disso.

Falta de pontualidade

Além de ser falta de respeito, a falta de pontualidade prejudica e interfere nas atividades de outras pessoas do grupo, impactando no negócio e na relação de trabalho. Os verdadeiros imprevistos podem ser explicados e um aviso sobre um eventual problema pode ser avisado com antecedência suficiente para não prejudicar o andamento da agenda do outro. O que não pode é se acostumar a chegar atrasado todos os dias e ficar dando desculpinha esfarrapada.

Tratar de assuntos pessoais

Quando você comenta sobre os problemas que está tendo com seu parceiro, seus filhos ou os seus pais, seus colegas de trabalho e, até mesmo o seu chefe, começam a se questionar sobre o seu desempenho e imaginam que ele está sendo afetado pelos seus problemas externos. Evite trazer problemas pessoais para o ambiente de trabalho, assim como evitar de trazer problemas profissionais para a sua casa. Existe hora e local para discutir sobre determinados assuntos.

Mau-humor

Ninguém merece trabalhar com pessoas mal-humoradas que reclamam de tudo e de todos. O mau-humor deixa o ambiente pesado e de difícil convivência. Procure reclamar menos e trabalhar mais; avaliar se o comentário é realmente interessante para os demais antes de fazê-lo. Saber se relacionar com as pessoas à sua volta é fundamental para o desenvolvimento profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com