TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I: Comportamento de uma criança primogênita em um ambiente familiar com a chegada de um irmão.

Por:   •  22/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – UFG

REGIONAL DE JATAÍ

CURSO DE PEDAGOGIA

Vanessa Brito Alves

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I:

 Comportamento de uma criança primogênita em um ambiente familiar com a chegada de um irmão.

JATAÍ – GOIÁS

OUTUBRO - 2015

Vanessa Brito Alves

Piscologia da Educação I: Comportamento de uma criança primogênita em um ambiente familiar com a chega de um irmão.

Trabalho apresentado a disciplina de Psicologia da Educação I, como requisito avaliativo da disciplina Psicologia da Educação I, sob orientação da Professora Rosely, da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí.

JATAÍ – GOIÁS

OUTUBRO - 2015

  1. INTRODUÇÃO

A observação do comportamento humano, é uma área da psicologia que abrange muitas vertentes. Dentre elas é possível observar as interações entre as emoções, pensamentos, comportamento e estado fisiológico. O ramo da psicologia que analisa essas situações é a psicologia comportamental. Essa especialidade da psicologia tem em seu referencial teórico, embasado no behaviorismo, e Edward L. Thorndike e John Watson. Thorndike, afirma que o comportamento, tanto do homem quanto do animal, tende a repetir, isso se esse for recompensado, e se caso esse mesmo receber um estimulo negativo, é capaz de ser eliminado. Já o Watson, se limitou a apenas observar os comportamentos físicos, e descartou os comportamentos velados por trás dos estímulos tanto positivos, quanto negativos, apesar de ter considerado a existência da mente, considerava que o estudo só podia ser feito através de analise comportamentais de fatos observáveis.

O comportamento escolhido para ser analisado por este trabalho é de uma criança primogênita, com o início de uma nova convivência, com um novo membro em seu ambiente familiar, no caso um irmão ou irmã, mais novo. A mudança que envolve os pensamentos e comportamentos dessa criança, vão ser detalhados a seguir e também o trabalho, trará uma proposta para que essa criança, não venha sofrer tanto com essa modificação em seu meio familiar.

  1. IMPLICAÇÕES EMOCIONAIS QUE ENVOLVEM A CHEGADA DE UM IRMÃO PARA UMA CRIANÇA PRIMOGÊNITA

A integração de um novo membro em um ambiente familiar, principalmente a chegada de uma segunda criança é caracterizada por períodos de ajustamentos, que podem ter implicações emocionais tanto para o primogênito, quanto para seus pais. Essa trajetória gera consequências diretas na interação pai-mãe-criança, e sobretudo, na rotina de cuidados que esses pais tem com os filhos. A chegada de uma segunda criança, acarreta mudanças na harmonia conjugal, na economia familiar, no apoio parental, entre outros. Ou seja, a chegada desse novo membro gera implicações de ordem estruturais, organizações sociais, econômicas, emocionais em cada membro do grupo. Um membro que merece uma atenção especial, é o primogênito, isso porque, são mudadas as trocas afetivas e as suas interações familiares.

Em 1980, foram feitos os primeiros estudos, sobre o impacto e o processo da adaptação do primogênito com a chegada de um novo irmão. Dunn e Kendrink, fizeram um estudo com quarenta famílias inglesas com um filho primogênito, em que as mães estavam em seu último trimestre gestacional, até 14 meses após o nascimento da segunda criança. Nesse estudo, elas observaram que praticamente todos os primogênitos, apresentaram sinais de descontentamento com a chegada do novo irmão.

As mães relataram que, após o nascimento do irmão, a grande maioria das crianças apresentaram mais condutas de capricho e travessuras, aumentaram a dependência e tiveram uma propensão maior ao choro e comportamento imitativo do novo bebê. Segundo o relato, houve também um aumento de introversão e problemas relacionados ao sono. Em contrapartida, desses comportamentos, foram notados que eles eram acompanhados de demonstrações de carinho, interesse e cuidado pelo bebê. Esse comportamento ambivalente é observado por vários estudiosos, tanto no Brasil, quanto em outros lugares do mundo. Esses estudos demonstram também que o impacto é maior em crianças primogênitas com idade escolar inicial e em crianças de família menos favorecidas economicamente.

Os sentimentos dos primogênitos são expressados de diversas maneiras, algumas crianças tentam machucar o bebê fisicamente, ou dizem para quem quer que seja, que deseja que o bebê vá embora. Outras crianças demonstram carinho com o irmão, mas tendem a ficar agressiva e hostil com a mãe. A criança primogênita, pode também aceitar o novo irmão, sem demonstrar ciúme inicialmente, mas quando o bebê estiver com mais idade e começar a brincar com os seus brinquedos por exemplo, o ressentimento exacerbado pode se aflorar.

Outro problema que também pode ser notado, é no momento em que a criança mais nova começa a socializar e fazer seus próprios amigos e não depender mais da rede social do irmão mais velho.

Logo pode-se notar que irmão podem ser muito unidos em determinados períodos da vida, mas em certas ocasiões, certos sentimentos como ciúmes podem se tornar um peso para a relação dos dois. Sendo assim é necessário todo um preparo para a família, com a chegada de um novo membro, e um cuidado especial com o primogênito, já que esse sofre um grande impacto em todas as suas interações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com