TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme “UMA MENTE BRILHANTE”

Por:   •  27/4/2022  •  Resenha  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

“UMA MENTE BRILHANTE”

O filme Mentes Brilhantes, retrata a história de um matemático chamado John Forbes Nash, o ganhador do Nobel de Economia em 1994, suas idéias influenciaram: teoria de economia, biologia, jogos eletrônicos, e a sua tese de doutorado evolucionou muito, com o título: “jogo não cooperativo”.

John tinha muitas dificuldades de se relacionar com pessoas e ele sempre usava a frase: “eu não gosto das pessoas e elas não gostam de mim”, ele é visto como uma pessoa diferente, com comportamentos bizarros, desde infância, e por ele se achar tão diferente, se isola socialmente, o que é uma marca nos pacientes com Transtorno Esquizofrênico.

Na primeira cena, já se percebe a dificuldade em se relacionar, no pátio da faculdade de Princeton, um rapaz está com a gravata colorida, e John está com copo na mão que reflete espectro de luz, na gravata do rapaz, ele sorri diz: a matemática deve explicar porque essa gravata é tão feia. Aí o rapaz olha para ele, e se apresenta. Seu comportamento é peculiar da esquizofrenia, são estranhos, intrusivos, sem nenhuma habilidade social, pouco afeto, embotamento afetivo, dificuldade se expressar, inábil social, e falta de habilidade com as mulheres.

Quando John Nash ganha uma bolsa de doutorado na Princeton, ele conhece um amigo Charles “imaginário”. Aqui começa alucinações, o que também caracteriza a esquizofrenia. Pacientes esquizofrênicos geralmente têm alucinações auditivas, são casos raros de alucinações visuais. Acredito que o filme induzir a vermos o mundo como John ver, até mesmo vê Charles como ele ver, e a Messi que é a sobrinha de Charles. Quando John é convocado ao Pentágono para decifrar códigos. Acredito que nesse momento houve um gatilho, desencadeando um delírio, no qual John ver um agente Parcen, outro amigo “imaginário” acredito que esse é o início do delírio, ou seja, a esquizofrenia paranoide, como era chamada na época. John acredita que os russos o perseguiam, por ser um agente secreto. Ele ao pentágono, mas o trabalho não continuou, ele desenvolveu um delírio naquela noite.

Então quando John é internado no manicômio pelo psiquiatra, a esposa Alice questiona o porquê do seu marido está naquele lugar? O psiquiatra responde: você conhece Charles, ele já jantou em sua casa, o psiquiatra afirma: liguei para Princeton e John nunca teve um amigo de quarto.

A esquizofrenia tem características e sintomas específicos, alucinações, delírios, discurso desorganizado, sintomas positivos e sintomas negativos, são: embotamento afetivo, dificuldade de relacionamento, retraimento social, falta de habilidade social, sintomas mais difícil de remitir no paciente de esquizofrenia, o que dá para controlar com a medicação são: Os Delírios, alucinações e discursos desorganizados. Tem maior influência genética.

Os Delírios é a história que o paciente constrói. John Nash acreditava ser um agente secreto, ou seja, os delírios são bem estruturados ou simples. A esquizofrenia é um transtorno que afeta algumas funções psíquicas: a percepção do eu, do outro, centro de percepção, vontade (uma função psíquica complexa que a inteligência não afeta). Existem pacientes inteligentes, que é o caso do John Nash, como inteligência normal, ou seja, ser esquizofrênico não torna a pessoa mais ou menos inteligente, isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com