TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme preciosa e a contribuição do Humanismo na intervenção

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  1.288 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do Filme preciosa e a contribuição do Humanismo na intervenção

O Filme Preciosa – Uma história de esperança, retrata a vida de uma jovem que vive em situação de vulnerabilidade social. Seu caso envolve a rejeição de sua mãe após o abuso sexual que sofreu por seu próprio pai ainda bebê e que se arrastou até sua adolescência, tendo como fruto duas gravidezes precoces e não desejadas. A convivência com sua mãe era recheada de abusos morais, que faziam com que Preciosa fugisse da realidade em situações estressantes. Além de todo este contexto, uma das formas de abuso que sua mãe praticava era lhe obrigar a comer demasiadamente, causando distúrbios alimentares. Seu rendimento escolar e futuro estavam completamente comprometidos pela sua realidade de vida.

Considerando os conceitos vistos em sala de aula sobre a abordagem humanista e os pensamentos de Carl Rogers, podemos citar a Aceitação Positiva Incondicional, que consiste em aceitar a pessoa tal como ela é, sem julgamentos ou críticas a fim de que a própria pessoa entre num processo de auto aceitação e tome o controle de sua vida com um olhar positivo. No caso de Preciosa, este preceito é essencial para que ela perceba seu potencial para dar sentido a sua existência e siga seus sonhos que foram retidos pela sua condição de vida. Podemos perceber ao longo do filme que a professora de preciosa exerce este papel de aceitação, a acolhe e a considera como um ser humano além de um estereótipo derivado da vulnerabilidade social, mas um indivíduo capaz de concluir seus estudos e mudar sua história.

Esta questão da aceitação nos remete a outro conceito importante de Rogers, a Congruência. A congruência diz respeito a autenticidade do que se comunica com relação ao que realmente está sendo vivenciado, além da percepção correta desta vivência. No filme podemos perceber que Preciosa, até encontrar o acolhimento necessário, não mostrava seu verdadeiro self a ninguém, pois as pessoas que se aproximavam não inspiravam confiança para que ela pudesse realmente expressar o caos que estava vivendo. Ela prosseguia retendo sua realidade dolorosa enquanto se apresentava para o mundo como uma pessoa indiferente, ou seja, ela praticava a Incongruência, que diz respeito a incompatibilidade de informações entre a tomada de consciência, a experiência e sua comunicação.

Quando uma pessoa encontra aceitação incondicional, esta encontra liberdade para ser. Ao passo de que esta pessoa se mostra em sua totalidade ela se encontra no meio dos disfarces que sempre utilizou para se proteger ou se esconder, o que fazia com que uma mudança de contexto ficasse cada vez mais distante. Ela sai do casulo e assume o papel de sua vida. Isto fica claro nas últimas cenas do filme, em que preciosa se diz determinada a ser uma boa mãe para os seus filhos e, mesmo com as dificuldades, afirma que continuará lutando para ter uma vida digna e não apenas o resultado do mal que o passado lhe causou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com