TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme ''Bullying: Provocações sem limites'' a partir do olhar da Psicologia Escolar

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  3.282 Visualizações

Página 1 de 4

Bullying – Provocações sem limite é um filme espanhol do gênero drama, dirigido por Josetxo San Mateo e lançado nos cinemas espanhóis em Outubro de 2009. O filme retrata a história do jovem Jordi, que após se mudar para um novo apartamento junto com sua mãe, passa a frequentar uma nova escola onde lá começa a ser alvo de provocações, ameaças e agressões - verbais e físicas - do seu colega de turma Nacho e de outros rapazes.

Este filme retrata com maestria o drama que cerca a vida de inúmeros jovens ao redor do mundo todos os dias, e que vem sendo discutido de forma mais rígida e séria com bastante repercussão na mídia durante a última década até os dias atuais – o bullying. Sabe-se que não é de hoje que a violência contínua e proposital dentro e fora das escolas entre adolescentes vem ocorrendo. Filmes e seriados das décadas de 1980 e 1990 já mostravam a violência que, retratado na maioria das vezes, vinha de um grupo de adolescentes (agressores) a outro adolescente ou a um grupo que não se encaixavam nos ‘’padrões’’ estéticos ou de comportamento ditados pelos jovens em seu contexto escolar, ou até mesmo sem nenhum motivo claro para os abusos. Tinha-se a ideia de que essas agressões eram fatos isolados, ‘’briguinhas de criança’’, onde não se enxergava a gravidade negativa que aquelas atitudes poderiam gerar na formação da personalidade do indivíduo agredido, em sua autoestima e em sua saúde psicológica, como também em seu agressor.

A palavra Bullying é de origem inglesa e é um ato caracterizado pela violência física e/ou psicológica, de forma contínua e intencional de um indivíduo ou grupo contra outro indivíduo ou grupo. No filme, Jordi sofre essas agressões todos os dias por Nacho e seu grupo, tanto de ordem física, como psicológica, onde uma consequentemente está atrelada a outra.

 Uma cena que chama bastante atenção é quando a mãe de Jordi, ao saber que o filho sofria abuso dentro da instituição de ensino, decide falar com a diretora do colégio, onde esta nega que tais tipos de violência estejam acontecendo. Logo após, a diretora decide chamar alunos da sala do garoto, incluindo ele, para indagar se essas práticas realmente estavam acontecendo, todos negam, inclusive Jordi. Isso mostra a importância de um psicólogo escolar dentro de uma instituição de ensino, não apenas quando há casos de comportamentos antissociais ou transtornos educacionais, mas também na prevenção, acompanhamento psicológico dos alunos e educadores, intervenções, palestras a respeito de temas que os acompanham no dia a dia e um acompanhamento com a família. Trabalhar a saúde psicológica dos estudantes como uma forma de prevenção é sem dúvida algo essencial na área da educação.

Segundo Fante (2008) apud Freire e Aires (2012) o bullying não é apenas um problema escolar, mas da sociedade como um todo, pois provoca um problema a longo prazo, causando danos graves ao psiquismo e interferindo de forma negativa no desenvolvimento cognitivo, emocional e socioeducativo de ambas as partes envolvidas. Percebe-se este fato em todo o decorrer da história. Nacho se comporta de forma agressiva e sem motivos aparentes de início, mas logo o filme deixa implícito que ele sofria violência doméstica. Em uma cena em que ele tem uma conversa com uma garota, este revela que o pai o agride desde que sua mãe saiu de casa. Problemas vindos de dentro da esfera familiar refletem na vida social do individuo, no caso de Nacho a violência sofrida por ele gerou um comportamento agressivo, um claro transtorno psíquico e comportamental, que afetou de forma negativa seu desenvolvimento. Jordi, sendo alvo de todas as agressões passa a se tornar um ser passivo, onde esconde de todos os abusos que sofria (característica de quem sofre ou já sofreu bullying) e não procura por ajuda, guardando para si mesmo todas as humilhações que passava diariamente. Este fato reflete em seu comportamento, o garoto torna-se um rapaz submisso a esta situação e demonstra ter medo, sente-se coagido. Uma cena que monstra claramente este fato é a de quando Nacho manda uma mensagem a vítima, ameaçando-o por não ter feito sua lição com esmero e Jordi, com medo das agressões, passa dias sem ir à escola, escondendo isso de sua mãe, que logo depois descobre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com