TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anísio Spínola Teixeira

Pesquisas Acadêmicas: Anísio Spínola Teixeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

Anísio Spínola Teixeira nasceu em Caeté no dia 12 de julho de 1900, foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro. Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização. Restaurou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos. Foi um dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, divulgado em 1932. Fundou a Universidade do Distrito Federal, em 1935, depois transformada em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.

Seu pai Deocleciano Pires Teixeira, era médico, foi chefe político do município de Caetité, casou-se com três irmãs, sucessivamente, sendo sua mãe a terceira delas.

A família Spínola era uma família muito importante e reconhecida na vida social e política nacional como exemplo, Aristides Spínola e Joaquim Spínola, que havia sido presidente de Tribunal De Justiça da Bahia, e fundador da Revista dos Tribunais.

Em sua cidade natal, Anísio iniciou os estudos no Colégio São Luís Gonzaga, de jesuítas, continuando depois sua formação em Salvador, aos 14 anos, no Colégio Antônio Vieira, também da mesma ordem religiosa.

Sob a influência dessa instituição, cogitou tornar-se jesuíta — sonho combatido por seu pai, que projetara uma carreira política para o filho.

Ainda aos dezessete anos, teve sua inteligência reconhecida por Teodoro Sampaio, que o convidou a proferir uma palestra no Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.

Formando-se aos 22 anos na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro (atual Faculdade de Direito da UFRJ), aos 24 anos foi nomeado pelo Governador Góes Calmon Inspetor Geral de Ensino da Bahia.

A fim de se dedicar ao máximo, e desempenhar um ótimo trabalho, viajou em 1925 à Europa, e estudou sistemas educacionais de diversos países fazendo em seguida varias melhorias no estado.

Teixeira conseguiu ampliar o sistema educacional, privilegiando a formação de professores.

Em sua terra natal, Caetité, reinaugurou a Escola Normal, que havia sido fechada em 1901 por

Severino Vieira.

Em 1927, foi aos Estados Unidos, onde travou conhecimento com as ideias do filósofo e pedagogo John Dewey, que muito iriam influenciar seu pensamento. No ano seguinte, demitiu-se do cargo pelo fato de o novo governador discordar de suas ideias sobre mudanças no ensino.

Aos 28 anos voltou aos Estados Unidos ingressou na Universidade de Colúmbia, em Nova York, onde obteve o título de mestre e conheceu o educador John Dewey. De volta ao Brasil traduziu pela primeira vez para o português, dois trabalhos de Dewey.

Casa Anísio Teixeira

Em fins dos anos 1950, Anísio Teixeira teve participação nos debates para a implantação da Lei Nacional de Diretrizes e Bases, sempre defendendo fortemente educação pública.

Juntamente com Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira foi um dos fundadores da Universidade de Brasília, da qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com