TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem E Memória

Monografias: Aprendizagem E Memória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estácio de Sá – Campus João Uchoa

Prof.ª: Adriana Pires

Psicologia – Noite

Psicologia da Aprendizagem e Memória

Representando vastos campos de saberes, a Psicologia tem como um de seus objetos de estudo a aprendizagem humana. Tomando isso como fundamento esse significado tornou-se consenso, do ponto de vista psicológico, que a aprendizagem é uma característica inerente a todos os seres que raciocinam. Quando se fala de aprendizagem, são muitos os assuntos e tipos de abordagem que contribuem para esse mais variado conceito que estudamos a todo instante na Psicologia.

A aprendizagem por condicionamento muito conhecida também por comportamentalismo analisa processos de aprendizagem desconsiderando os aspectos internos que ocorrem na mente do agente social, concentrando-se no comportamento observável do indivíduo. Watson foi um grande percursor dessa teoria. Ela se deu pelo fato de ter caracterizado o comportamento como um objeto de análise que apresentava a consistência que na época era exigida pela Psicologia, ou seja, era de caráter observável, mensurável, previsível, etc. Nesse contexto se estabeleceu unidades básicas para uma análise descritiva que são os conceitos de “estímulo” e “resposta”, desse modo o ser humano passou a ser estudado como produtos de associações entre estímulos do meio e as respostas que são manifestadas pelo comportamento. Apesar de Watson ter sido o percursor da aprendizagem por condicionamento, Pavlov e Skinner também tiveram grandes contribuições pra essa mesma teoria de aprendizagem, sendo elas hoje em dia mundialmente conhecidas como condicionamento Clássico de Pavlov e condicionamento Operante de Skinner.

A aprendizagem cognitivista diferente da aprendizagem por condicionamento propõe analisar a mente, o ato de conhecer, como o indivíduo desenvolve seu conhecimento acerca do mundo, analisando os aspectos que intervém no processo estímulo/resposta. Retifica-se que a psicologia cognitiva preocupa-se com o processo de compreensão, transformação, armazenamento e utilização das informações, envolvidas no plano da cognição. A cognição é processo por meio do qual o mundo de significados tem origem. Os significados não são entidades estáticas, mas pontos de partida para atribuições de outras significações que possibilitam a origem da estrutura cognitiva sendo as primeiras equivalências utilizadas como uma ponte para a aquisição de novos significados. Piaget e Vigotsky desenvolveram estudos teóricos que possibilitaram amplo conhecimento para a teoria da aprendizagem cognitivista.

Essas teorias se diferem basicamente pelo falo de uma estudar/utilizar os comportamentos do indivíduo e a outra a mente, ou seja, a parte cognitiva do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com