TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem Por Observação

Artigo: Aprendizagem Por Observação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

A aprendizagem por observação garante uma grande eficácia, pois tudo que pode ser observado pode ser igualmente ser aprendido. Muitos de nossos comportamentos são aprendidos por meio da observação e imitação. As crianças principalmente na fase do desenvolvimento da fala e da forma de como andar, aprendem com base na observação e imitação das outras pessoas.

A televisão sem dúvida alguma é o meio de comunicação que mais influencia as pessoas, comportamentos, atitudes, forma de falar e a moda. Praticamente tudo que é retratado em novelas, filmes, séries ou programas de televisão; tudo que é observado pelas pessoas acaba afetando seu comportamento social, seu estilo de vida se adapta ao modelo social que televisão propaga.

A televisão como meio de comunicação mais influenciador e o mais poderoso dentre todos, atua em todas as classes sociais, sem nenhuma forma de distinção. Influencia a todos e produz grande fonte de veiculação de ideais interessantes, ou não, para alguém. Sendo um perfeito exemplo de aprendizagem por observação que interfere em toda a sociedade.

O grande problema da televisão é que ela retrata o que interessa ao grupo dominante e não o que realmente seria útil para a população. Os grandes centros detentores do poder midiático moldam a consciências das pessoas, persuadem até conseguir mudar os pensamentos, fazendo com que acreditem e passem a agir de forma muito parecida ao que é retratado na televisão.

Limitando o conhecimento das pessoas, controlando quais notícias devem ser transmitidas ou não, não deixando a população pensar sozinha, assim a grande massa aprende apenas o que é observado. Isso ocorre com uma freqüência imperceptível, mas que estamos agindo da forma que os grupos midiáticos definem como sendo o certo.

Mas como saber se realmente se a televisão consegue persuadir as pessoas? A resposta é clara, devemos apenas observar as pessoas como um todo, observar se estão modificando a sua forma de agir socialmente em decorrente do que esta sendo mostrado pela mídia.

Portanto levando em conta que as pessoas são facilmente persuadidas pelos meios de comunicação e os mesmo nos fornecem o que julgam necessário aos seus interesses, podemos falar que vivemos em um modelo de vida em que a mídia e os governantes que detém o poder econômico controlam o que pode ser absorvido e aprendido através da observação. Não temos opiniões próprias, vivemos em um mundo limitado por nós mesmos. Limitamos a saber o que nos falam, que não vamos atrás de conhecer um novo mundo, de não aceitar o que nos é impostos sem antes entender o por que disso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com