TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo - Transtornos De Controle Dos Impulsos

Casos: Artigo - Transtornos De Controle Dos Impulsos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  2.454 Palavras (10 Páginas)  •  1.235 Visualizações

Página 1 de 10

TRANSTORNOS DO CONTROLE DOS IMPULSOS

Anieth Leal de Carvalho Aguiar

Marianna Ribeiro da Silva Oliveira

Maria do Rosário Macedo

Núbia Josefa da Rocha

Pedro Henrique Leal da Silva Cipriano

Simone Greyse Ibiapina da Silva

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo explanar os transtornos mentais que são mais significativos no âmbito do Direito, ao longo do artigo serão abordados especificamente os transtornos do controle dos impulsos. Sendo eles: Transtorno Explosivo Intermitente, Cleptomania, Piromania, Jogo Patológico e Tricotilomania.

Palavras – chaves: Doenças mentais. Transtornos do Controle dos Impulsos. Psicologia Jurídica.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa o estudo dos Transtornos Mentais, especificamente os Transtornos de Controle de Impulsos com propósito de às exigências inerentes ao conhecimento que o operador do Direito deve ter da Psicologia Jurídica, excepcionalmente o advogado. Já que o mesmo irá se deparar inúmeras vezes com casos em que o cliente se encontra em situação derradeira.

Os Transtornos Mentais são muitos e suas consequências são importantes no âmbito Direito e para isso a Psicologia Jurídica possibilita a compreensão de fenômenos que interessa diretamente ao Direito Civil (interdições, adoção, guarda, regime de visitação, por exemplo), ao Direito Penal (inimputabilidade, avaliação da personalidade do réu e etc.) ao Processo Penal (interrogatório do réu, oitiva de testemunhas, incidente de insanidade mental), enfim, a todos os ramos do Direito.

Para tanto é imprescindível ao operador do Direito ter tato para lidar com momentos muito difíceis.

Os Transtornos de Controle de Impulso tem como característica principal o fracasso em resistir a um impulso ou tentação d e executar um ato perigoso para a própria pessoa ou para terceiros. Desta forma, quando estamos nos referindo a dificuldades em controlar o impulso estamos falando que a pessoa não resiste ao ímpeto resultante em atitudes onde não se houve avaliação de consequências.

Os Transtornos de Controle de Impulso mais comuns são:

• Transtorno Explosivo Intermitente: Fracasso em resistir impulsos agressivos resultante em serias agressões e destruição de propriedade.

• Cleptomania: Fracasso recorrente de resistir ao impulso de roubar objetos desnecessários para o uso pessoal ou em termos de valor monetário.

• Piromania: Comportamento incendiário por prazer, gratificação ou alívio de tensão.

• Jogo Patológico: Um comportamento mal adaptativo, recorrente e persistente, relacionados a jogos de azar e apostas.

• Tricotilomania: Ato de puxar de forma recorrente os próprios cabelos por prazer, gratificação ou alivio de tensão.

1.0. TRANSTORNO EXPLOSIVO INTERMITENTE

Transtorno Psiquiátrico, em que a pessoa nos momentos de raiva, não consegue conter seu comportamento e acaba perdendo o controle, como: xinga, ameaças, destrói objetos, ataca com palavras e fisicamente as pessoas, chega inclusive a destruir propriedades. São episódios de fracasso em resistir aos impulsos agressivos.

O individuo que apresenta dificuldade de controlar o impulso agressivo (surto ou ataque), muitas vezes desproporcional a situação que desencadeou, por fração de segundos, tem consciência do que está por ocorrer, mas não possui o controle suficiente para impedir, pois nesse momento é precedido de tensão ou excitação. Logo após o ocorrido sente uma sensação de alivio, acredita que seu comportamento é justificável. Depois de toda essa tensão extravasada, vem o arrependimento e a vergonha, a tristeza pelo o seu comportamento agressivo.

O diagnóstico do transtorno explosivo intermitente, somente é feito depois de descartar outros transtornos mentais possíveis que poderia explicar os episódios de comportamentos agressivos, como: sinais de impulsividade ou agressividade generalizada, indivíduos com traços narcisistas obsessivos, paranóides ou esquizoides, entre outros.

Uma característica especifica à cultura e ao gênero, é o fenômeno chamado amok, que é o comportamento agudo e incontido, no qual a pessoa afirma ter amnésia, ou seja, não lembra das suas reações.

Esse transtorno é percebido em indivíduos com dificuldade de avaliar seus atos, como ataques de fúria, desrespeito a leis de transito, destruição de patrimônios públicos, brigas em famílias, no trabalho, na escola, nas relações sociais. Portanto, percebe se que o individuo portador desse transtorno não possui o controle dos impulsos, agindo de forma impulsiva e somente depois da explosão de sua tensão, é que se toma consciência dos atos e chega até o arrependimento.

2.0. CLEPTOMANIA

É uma doença psíquica crônica caracterizada pela a necessidade impulsiva de furtar objetos, ou seja, trata-se de um fracasso recorrente em resistir aos impulsos de furtar, embora esses objetos sejam até desnecessários para o uso pessoal ou até mesmo por seu valor monetário. Esses impulsos são mais fortes que a capacidade da pessoa em controlar-se, daí a inclusão da cleptomania nos transtornos do controle dos impulsos. Esse transtorno pode começar na infância, mas a maioria das crianças e adolescentes que furtam não se tornam cleptomaníacos na idade adulta.

A cleptomania desencadeia de um forte impulso incontrolável, onde a realização do roubo vem como uma enorme sensação de prazer em ter furado o objeto cobiçado. Após o furto o paciente reconhece o erro e a natureza de seu gesto, deprimindo-se por não conseguir controlar-se, por não ter conseguido evitar o ato. Alguns pacientes pedem para serem acompanhados quando sai de casa, a fim de evitar que cometam o ato, o furto.

No que interessa ao direito, o transtorno cleptomaníaco pode levar o sujeito a dificuldades com a policia e a com a justiça, alem de problemas de relacionamentos no trabalho ou em ambientes sociais, e os operadores de direto devem possuir conhecimento suficiente para saber discernir uma pessoa com transtorno desta natureza (psicológicos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com