TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Catinonas Sintéticas

Por:   •  8/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.163 Palavras (9 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ESPECIALIZADA NA ÁREA DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL

CURSO DE PSICOLOGIA

Disciplina de Processos Psicológicos Básicos

Profa. Me. Mariana Machado

TAISE NICOLAI

CATINONAS SINTÉTICAS

Passo Fundo

abril de 2020

1 DROGA

As catinonas sintéticas (SCAs) são um grande grupo de compostos beta-cetônicos de anfetamina derivados da Catinona. A Catinona é um componente psicoativo naturalmente encontrado em uma planta consumida tradicionalmente como estimulante na área geográfica conhecida como Corno de África, especialmente na Somália, Iêmen e Quênia. É um alcalóide com estrutura semelhante às anfetaminas, obtida a partir das folhas e ramos do arbusto africano  Khat ou Catha edulis (também conhecida por qat, quat, gat, miraa e jaad). É consumida mastigando suas folhas, recém colhidas ou posteriormente, mas ainda frescas.

A Organização Mundial de Saúde e outros organismos estimam que mais de 20 milhões de pessoas consomem Khat regularmente em todo o mundo.

A Efedrona (um tipo de Catinona Sintética) se tornou-se popular em São Petersburgo, Rússia, por volta de 1982, e em Michigan, EUA por volta de 1991, como droga injetável por via intravenosa, fabricada por oxidação de efedrina e pseudoefedrina, sendo facilmente obtidas por serem medicamentos sem receita.

Entre os fatores que podem explicar o aumento do consumo da mefedrona estão o baixo custo, os efeitos psicoestimulantes semelhantes aos do Ecstasy e da Cocaína e não estar sujeita a controle legal em alguns países.

São anunciadas como "máximos legais", "produtos químicos para pesquisa", "incenso místico", "limpadores de cachimbo de água", "sais de banho" (EUA), "itens de colecionador", "fertilizante para plantas" (Europa) ou "alimentos vegetais". As embalagens são atraentes e têm um rótulo que diz “não para consumo humano” ou “apenas para fins de pesquisa” justamente para evitar as legislações atuais. Sua venda e distribuição ocorreram significativamente pela Internet, em websites, smart shops (lojas que vendem substâncias psicoativas, produtos energéticos e afrodisíacos), mas também podem ser obtidas por outros meios, muitas vezes em locais de diversão noturna. É também conhecida como Miau-miau, Meow meow, Meph, Bubbles, Spice E, M-Cat, Met, 4-mmc, Bliss, Bloom, Blast, Kick e entre outros. Vem adquirindo popularidade desde 2007, sendo atualmente  considerada a sexta droga mais popular entre os consumidores do Reino Unido.

Os ingredientes e componentes das substâncias variam de produtos à base de plantas até produtos sintéticos. Podem ser apresentados em forma de pó (branco ou amarelado ), cristais, comprimidos ou cápsulas.

Foi determinado que folhas de Khat contêm mais de 40 compostos diferentes. Destes, a Catinona é a mais eficaz, contribuindo para quase todos os efeitos do Khat no sistema nervoso central, para os quais esta é consumida. Assim as folhas de Khat foram manipuladas para criar diversos análogos sintéticos da Catinona através de uma pequena substituição biomolecular o que resultou numa nova classe de drogas. A primeira Catinona Sintética foi a Metilcatinona, produzida em 1928.

A maneira como são administrados determina a potência dos efeitos e sua duração. As vias de administração são inaladas, orais, intravenosas e intramusculares. É consumida mais frequentemente por via inalatória ou via oral.  A via inalatória favorece o desenvolvimento de lesões da mucosa nasal e aumenta o risco de dependência. A administração oral inclui a ingestão de cápsulas, pastilhas ou da mefedrona em pó envolvida em papel (bombing), ou diluída em água ou em outra bebida (tem sabor desagradável). As vias intravenosa, intramuscular e retal (através de enemas ou cápsulas de gelatina) são possíveis devido à moderada solubilidade da mefedrona em água. A via intravenosa tem sido descrita principalmente na comunidade homossexual, em eventos de natureza sexual.

Os consumidores típicos de Catinonas são jovens adultos (idade média de 25 anos), na sua maioria homens que trabalham ou estudam e geralmente com um histórico ligado ao consumo de estimulantes.

A Mefedrona é a Catinona mais consumida, geralmente num contexto de festas ou clubes noturnos, sendo que por vezes se mistura com álcool ou canábis.

Vários catinones geram sintomas de tolerância, necessidade de consumo de doses crescentes, dependência e rápida abstinência, e apresentam diferentes efeitos, como: estimulantes, sedativos, empatogênicos, alucinogênicos, analgésicos ou desconhecidos.

As Catinonas Sintéticas são legalmente controladas em países europeus como o Reino Unido, Dinamarca, Estônia, Alemanha, França, Croácia, Noruega, Suécia, Finlândia, Romûnia e Irlanda, e também no Canadá e em Israel. Em Portugal, desde abril de 2013, é proibida a sua produção, comercialização e detenção. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em agosto de 2011, incluiu a Mefedrona na lista de substâncias proscritas, passando, portanto, a sua venda a ser proibida no país.

2 CLASSE DA DROGA

As Catinonas Sintéticas são de extrema periculosidade para a saúde, sendo classificadas como A e B dependendo de sua composição. Dentre as Catinonas Sintéticas são mais populares: mefedrona, a efedrona, a metilona e o MDPV (3,4-metilenodioxipirovalerona). Cada Catinona Sintética tem uma seletividade diferente para cada transportador monoaminérgico, o que determina a variabilidade de seus efeitos e potência.

As Catinonas Sintéticas de segunda geração possuem alto potencial hepatotóxico (danos no fígado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com