TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Consequencias Da Bulimia Na Vida Do Adolescente

Casos: As Consequencias Da Bulimia Na Vida Do Adolescente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.599 Palavras (11 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 TEMA 4

1.2 PROBLEMA 4

1.3 HIPÓTESE 4

1.4 OBJETIVOS DA PESQUISA 4

1.4.1 OBJETIVO GERAL 4

1.4.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 4

1.5 JUSTIFICATIVA 5

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6

3 METODOLOGIA 11

3.1 TIPO DE PESQUISA 11

3.3 ANÁLISE DOS DADOS 11

4 ORÇAMENTO 12

5 CRONOGRAMA 12

6 REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

1.1 TEMA

As consequências da bulimia na vida do adolescente.

1.2 PROBLEMA

Como o ato bulímico pode prejudicar a vida de um adolescente?

1.3 HIPÓTESE

As consequências da bulimia na saúde de uma pessoa podem ser devastadoras. Se não for tratada, a bulimia a longo prazo pode levar a graves problemas de saúde. É comum as pessoas esconderem durante uns anos os seus problemas. Até o momento de os outros descobrirem a doença, muitas pessoas com bulimia já tem sérios problemas. Estes variam de leve a grave, dependendo do tipo de comportamento de purga e por quanto tempo eles continuaram.

1.4 OBJETIVOS DA PESQUISA

1.4.1 OBJETIVO GERAL

Identificar os efeitos que a bulimia causa na vida do adolescente bulímico.

1.4.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

• Analisar fatores que levam o adolescente a praticar o ato bulímico.

• Verificar as mudanças que ocorrem no comportamento do adolescente.

• Avaliar os problemas de saúde que a bulimia causa a longo prazo.

1.5 JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa é relevante porque visa detectar uma doença atual e crescente que, muitas vezes, as pessoas afetadas nem sabem que têm.

Antigamente, ser gordo era sinônimo de ser saudável. Com o tempo, houve uma mudança de valores, esse padrão foi se alterando e hoje as pessoas estão obcecadas com o culto ao corpo, em que beleza é sinônimo de magreza. A cultura atual impõe que para uma pessoa ser valorizada e aceita socialmente, ela deve ser magra. E esse padrão ideal, tão distante do real da maioria das pessoas, está sendo buscado fortemente entre os adolescentes, na maior parte pelas meninas, as quais buscam alcançá-lo a qualquer custo. E é nesse busca obsessiva que se instala o problema.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A bulimia é um problema comum desde o final do século XX, ela afeta em menor proporção os homens e ocorre principalmente nas mulheres, sendo elas a maioria adolescente, geralmente os bulímicos têm o peso proporcional a sua estatura. A palavra Bulimia vem do grego buos (boi) e limos (fome), que seria uma fome tão grande que poderia se comer um boi. Os adolescentes são os principais alvos da bulimia, pois são capturados pelo ideal da magreza e beleza o que os faz acreditarem que podem ter o corpo “perfeito” e alcançar o esperado. (Buckroyd 2000, MARTINI, J. K 2009).

É na adolescência onde ocorrem várias mudanças biológicas, físicas, psíquicas e sociais é nela que inicia os incômodos como o aumento do peso, ou mesmo o acumulo de gorduras em áreas visíveis, as diferentes formas físicas e mudanças que nela ocorrem causam preocupações ao adolescente, assim se inicia certa preocupação como: o aumento de peso e obtendo assim uma imagem negativa de si própria. (FONSECA; RENA ,2008, apud MARTINI, J. K 2009).

É importante notar que o desenvolvimento de estudos sobre bulimia nervosa em mulheres adolescentes e adultas jovens buscam analisar o comportamento alimentar associado a distúrbios que indicariam os sintomas de bulimia nervosa, contribuindo, assim, para o conhecimento desse transtorno alimentar pela sociedade e por toda a população. (MONALISA Cenci; GLAZER Karem; VASCONCELOS; Francisco-2007).

Hoje em dia já se pode ser conhecido como comportamento de risco o desenvolvimento de distúrbio alimentar. Em relação aos pacientes bulímicos, muito antes da doença estabelecida, já apresentavam alguma alteração emocional e do comportamento. (Ballone GJ, Moura EC – 2008).

As características principais da bulimia nervosa consistem em compulsões periódicas para evitar ganho de peso. O paciente bulímico é influenciado pela forma e peso do corpo, como acontece na anorexia nervosa. A compulsão periódica deve ocorrer em média, pelo menos duas vezes por semana. (Ballone GJ, Ortolani IV - 2005).

O bulímico se envergonha de seus problemas alimentares e procura de certa forma esconder seus problemas com a alimentação. As compulsões periódicas geralmente ocorrem em sigilo. (Ballone GJ, Ortolani IV - 2005).

A compulsão pelo peso normalmente segue até que o paciente se sinta muito desconfortável, a compulsão é desencadeada por estado de humor, ele sofre uma mudança repentina e transitória do estado de ânimo, a intensa fome após restrição por dietas, ou sentimentos relacionados a peso, forma do corpo e alimentos, entre outros fatores essa compulsão pode reduzir temporariamente a mudança repentina de humor. (Ballone GJ, Ortolani IV - 2005).

Outro fator essencial da bulimia nervosa é o uso recorrente de comportamentos compensatórios inadequados para prevenir o no ganho de peso. A grande maioria dos pacientes bulímicos tenta inúmeros métodos em tentativas de compensação de cometer a compulsão periódica. A forma mais comum e compensatória seria a indução de vômito após cometerem de fato a compulsão. O vomito é um método purgativo e é empregado por cerca de 80 a 90% dos pacientes bulímicos que se apresentam em clinicas de transtornos alimentares. (Ballone GJ, Ortolani IV - 2005).

Os efeitos do vômito induzido ocasionam no desconforto físico e na redução do medo de aumento de peso, em alguns casos, o vômito torna-se um mau hábito, onde a pessoa come em excesso para ter uma expulsão de todo o alimento que foi digerido. Os pacientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com