TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educar Crianças E Adolescentes Para A Vida No Trânsito.

Trabalho Universitário: Educar Crianças E Adolescentes Para A Vida No Trânsito.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

FARIA, Eloir de oliveira; BRAGA, Marilita Gnecco de Camargo. Educar crianças e adolescentes para a vida no trânsito. Rio de Janeiro.

O propósito de educar crianças é que eles a partir de uma conscientização começando na escola, que possam respeitar a legislação de trânsito e evitar envolvimento em acidentes de trânsito. Há pouquíssimos programas educativos, mas, aonde ainda há, os educadores abordam o tema educação no transito como informativo, reforçando que os alunos precisam conhecer comportamentos seguros.

A proposta dos educadores é fazer com que os alunos reflitam sobre a vida no transito, o risco que o automóvel tem sobre o homem e a liberdade que o mesmo proporciona e viabilizar os valores éticos.

Uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro, os alunos relatam que o ambiente de trânsito é violento e sabem dos riscos diários. Conhecem as regras, os direitos e deveres e criticam o governo por não tomar atitudes de tonar as vias mais seguras.

Os alunos vivenciam diariamente acidentes ou conhecem pessoas que já sofreram com os riscos de acidentes de trânsito, sabem muito sobre o assunto, mas sabem, não por que houve educação na escola e sim por que fazem parte do índice de violência de trânsito.

Os alunos de forma homogenia demonstraram a necessidade de maior auxílio e concordância entre si para não se envolverem em acidentes de trânsito. É imprescindível que os alunos demonstrem preocupação em relação ao assunto.

Com isso, o Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ desenvolveu o projeto pedagógico Trânsito com vida que reconhece a importância de treinamento de habilidades e de formação em valores humanos. Incentiva a vivência de experiências cooperativas na sala de aula e no trânsito. Por isso, há uma necessidade de desenvolver uma consciência crítica sobre a responsabilidade coletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com