TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Consequências do Assalto para o Trabalhador do Comércio Vitimizado

Por:   •  8/10/2018  •  Seminário  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 4

Neste trabalho iremos discutir As Consequências do Assalto para o trabalhador do Comércio Vitimizado, conforme artigo da Revista Psicologia: Organizações e Trabalho de Garcia,D & Viecili, J. (2018).

Com base na pesquisa apresentada, a experiência do assalto no contexto organizacional é muito negativa, não apenas para a empresa, mas também para seus funcionários, ser vitima de qualquer forma de violência provoca sentimentos de medo e frustração em qualquer indivíduo. São justamente os impactos desta experiência que os autores abordam nesta temática, eles afirmam que não existe uma forma de apoio psicológico as vitimas e por isso mesmo que em longo prazo e a depender da incidência destas ocorrências, o colaborador tornar-se desmotivado a retornar a suas atividades.

O posicionamento dos autores em relação ao tema parte da afirmação de que esses eventos, ou seja, os assaltos vivenciados pelos colaboradores de uma empresa no próprio ambiente de trabalho trazem consequências significativas por afetar campos psíquicos dos sujeitos, assim é perceptível que os autores discutem através de uma linguagem simples e dinâmica as consequências dos assaltos tanto para a organização, quanto para os colaboradores, sendo maior ênfase dada aos colaboradores, principalmente pelos autores identificarem a falta de assistência dada a estes para ajuda-los a superar e saber lidar com a situação.

O artigo apresenta o instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturado com 20 questões que avaliaram dados sócio demográficos, características do último assalto, características organizacionais em relação aos assaltos e mudanças comportamentais do trabalhador no trabalho e na vida social fora do seu ambiente de ocupação. O procedimento de coleta de dados foi conduzido no ano de 2014, com o consentimento dos participantes, em um local de sua conveniência que preservasse condições de sigilo e ética.

Como apresentado no próprio texto, o método empregado para elaboração deste trabalho de pesquisam foi o descritivo de natureza exploratória, com abordagem qualitativa dos dados. Todo trabalho cientifico segue etapas para seu desenvolvimento e apresentação de resultados, o trabalho aqui analisado e já mencionado o método da pesquisa empregado, se utilizou de participantes, assim forma identificados dentro do texto, a amostragem destes foi definida como não probabilísticas, porque a escolha dos sujeitos para compor essa amostragem ocorreu de forma deliberada, neste tipo de técnica a escolha é feita a partir de critérios determinados pelo ´pesquisador.

No que diz respeito aos procedimentos, depois de realizada a seleção da amostragem, foi empregado como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturada, composta por 20 questões, que tiveram com o objetivo avaliar questões sociodemográficas, características do ultimo assalto, características organizacionais em relação aos assaltos e as mudanças comportamentais do trabalhador na vida social fora do seu ambiente de ocupação. Depois de realizada a entrevista foi realizada uma etapa intitulada de procedimentos de coleta e cuidados éticos, esta etapa envolveu o consentimento dos participantes para execução da coleta de dados em um local que lhes fosse conveniente e também a preservação do sigilo e da ética.

A ultima etapa que aparece na categoria de procedimentos foi chamada de procedimento de análise de dados, como o próprio nome sugeri, esta é a etapa que irá analisar todas as informações trazidas por meio da entrevista tendo como objetivo chegar a uma conclusão. Esta analise é embasada na teoria fundamentada dos dados, nesta fase os autores utilizaram a familiarização dos relatos e dividiu a análise em duas fases, a primeira foi a leitura das transcrições e a segunda foi identificação de categorias estabelecidas a posteriori.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com