TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições De Moreno E Lewin

Dissertações: As Contribuições De Moreno E Lewin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2013  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  1.971 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Na Psicologia, o estudo sistemático dos pequenos grupos sociais, busca compreender a dinâmica dos mesmos, tendo início na década de 30 e 40, com Moreno e Kurt Lewin.

As Contribuições de Moreno e Lewin

O psicólogo Jacob Levi Moreno, trabalhando com o método da observação, em consonância com a psicologia social, desenvolveu um interessante estudo no qual fundou as bases de uma nova ciência que ficou conhecida como sociometria. Essa nova ciência consiste em mostrar que existe uma dinâmica interna diferente entre grupos formais (realidade externa) e grupos informais (realidade social). Em seus trabalhos, observou, por meio da formação de pequenos grupos, que as pessoas aceitavam ou rejeitavam determinados indivíduos, o que o levou a desenvolver e instituir um teste sociométrico. Neste teste ele solicitou que cada um apontasse com quem gostaria de trabalhar e aqueles com os quais não queriam. Ele então concluiu que: “os conflitos sociais e a tensão social aumentam em proporção direta com as diferenças sociodinâmicas que colocaram em oposição a sociedade oficial e a matriz sociométrica.

Kurt Lewin, um renomado psicólogo, por sua vez, aponta que cada indivíduo em si, seja um campo de forças que está inserido dentro de um outro campo de forças, que nada mais é do que um grupo social.

O Método da Observação

Na maioria das vezes, o comportamento humano não pode ser experimentalmente comprovado e estudado. O método usado nesse caso então é o da observação. Trata-se de um método onde se procede a observação do objeto em questão com um sistematizado registro de dados coletados em torno desse estudo. Uma das principais características é que ele se processa no campo de estudo, ou seja, não se trata de um método de laboratório.

Conclusão

Aqui pudemos estudar um pouco mais sobre a compreensão dos pequenos grupos sociais. O estudo nos traz um conhecimento bem mais abrangente das correntes teóricas e vejo que ela pode abranger muito mais que o comportamento humano subjetivo. Trouxe teorias importantes de grandes nomes da Psicologia e um profundo estudo de cada teoria e sua aplicação a Psicologia Social. O texto nos traz a reflexão de que tudo se aplica a sociedade, ao indivíduo na sua forma mais subjetiva e coletiva.

Bibliografia:

Psicologia Aplicada à Administração de Empresas: psicologia do comportamento organizacional / Cecília Whitaker Bergamini – 3. Ed – São Paulo: Atlas, 1982.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com