TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Falsas Memórias

Por:   •  14/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

 

 

 

 

 

 

FALSAS MEMÓRIAS

 

 

 

 

 

 

 

 CURITIBA

2022

           FERNANDA WEBER DE ARAUJO

FALSAS MEMÓRIAS

 CURITIBA

2023

  1. O que você entende por falsas memórias?

As falsas memórias são supostas lembranças referentes ao fato de recordarmos acontecimentos ou informações que não ocorreram, podendo ser construídas por meios de relatos, de forma espontânea ou por meio de manipulação.

  1. Falsas memórias e mentiras são a mesma coisa? É possível diferenciar uma da outra?

                  Falsas memórias e mentiras não são a mesma coisa. As falsas memórias

são atos falhos do inconsciente, que surgem para preencher lacunas, mas que o sujeito acredita veementemente ser uma vivência própria. Já a mentira o indivíduo sabe que não é verdade, e mesmo assim a relata, objetivando criação de histórias para  uma manipulação consciente.

  1. Há risco de, em uma avaliação pericial, o perito equivocar-se em função de falsas memórias do periciado?

Sim há esse risco, para ser evitado é importante que o perito faça perguntas abertas e deixe a pessoa que está sendo entrevistada falar como que tudo aconteceu, evitando complementar falas e induzir palavras.

  1. Há recursos que o perito pode se utilizar para diminuir esse risco? Dê exemplo.

Há recursos que o perito pode utilizar para diminuir o risco, como ter a escuta ativa, sem interromper o discurso do periciado, ou reformatar a fala dele com as suas palavras, pois em ambos os casos, pode haver uma manipulação de recordações, incentivando uma possível falsa memória. Além disso, é importante que na hora da conversa o periciado não seja influenciado pelo meio externo, porque ao depender do que o indivíduo foi exposto, o ambiente pode induzir uma recordação semelhante, somente para preencher uma lacuna na memória, que não seja realmente verdadeira. Por isso é preferível que o periciado fique em um lugar confortável e sem interrupções no seu depoimento.

  1. Você já detectou algum episódio de falsas memórias em você ou em alguém próximo?  

Recentemente ocorreu um episódio de falsas memórias de um dos integrantes dessa equipe, a avó se encontra em estado crítico e perdeu a circulação dos pés e das mãos, o que ocasionou o escurecimento dessa região. O pai dessa integrante, filho da enferma, como forma de bloqueio e até de proteção da sua dor, alega não ter visto esses membros escuros, confirma com convicção que pegou nas mãos dela e elas estavam da cor normal, totalmente funcional. Nesse caso, as falsas memórias se deram de maneira espontânea, como maneira de enfrentamento do inconsciente e negação do estágio que o familiar está, bloqueando e alterando em sua memória o estado crítico do caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com