TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Influências Fisiológicas na Psicologia

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de psicologia

Profa. Ms. Flávia Maria de Paula Soares

Aluno: Caroline Casé

Data:11/05/2016.

        As influências Fisiológicas na Psicologia

DAVID KINNEBROK: foi um aprendiz de Nevil, um astrônomo. Porem foi demitido por coincidir em um erro de contagem no tempo decorrente a passagem de um astro, planeta ou estrela.

FRIEDERICH WILHELM BESSEL: estudante de erros de medição, deduzindo  erros cometidos pela individualidade de cada pessoa. Chegou-se então a duas conclusões; A- deve se levar em consideração a natureza do observador. B- a astronomia deveria levar em conta o papel do observador como ser humano.

Seu estudo contribuiu para o avanço na astronomia.

MARSHALL HALL: médico escocês que concluiu que os diversos comportamentos se originam em partes diferentes do cérebro.

PIERRE FLOURENS: concluiu que o cérebro controlava os processos mentais mais elevados, partes do cérebro controlavam os reflexos visuais e auditivo; o cerebelo, a coordenação e a medula, o batimento cardíaco, a respiração e outras formações visuais.

PAUL BROCA: cirurgião de um hospital para doentes mentais. Realizou uma autopsia de um homem que tinha uma fala incompreensível. O exame indicou uma lesão na terceira convulaçao frontal do hemisfério esquerdo do córtex cerebral. Broca identificou essa como centro da fala.

FRANZ JOSEF GALL: dissecava cérebros de animais e de pessoas mortas, seu trabalho constatou a existência de uma substancia cerebral , branca e acinzentada. A conexão de cada lado do cérebro ao lado oposto da medula espinhal por meio de fibras nervosas e a ligação por fibras entre as metades do cérebro.

Outro estudo mostrou que animais com cérebros maiores tem um comportamento que tendem a uma maior inteligência.

SANTIAGO RAMÓN Y CAJAL: medico espanhol, professor de anatomia descobriu  que a direção seguida pelos impulsos nervosos no cérebro a na medula espinhal.

HERMANN VON HELMHOLTZ:  dava ênfase ao tratamento mecanicista e determinista, partindo do principio de que os órgãos sensoriais humanos funcionavam como maquinas. Apreciavam também as analogias técnicas, como, por exemplo, comparar a transmissão dos impulsos nervosos com a operação do telefrago.

ERNEST WEBER:  sua área de trabalho e de onde foram extraídas grandes contribuições eram os órgãos dos sentidos. Assim aplicou os métodos experimentais da psicologia aos problemas de natureza psicológica. Weber explorou novos campo, mais especificamente as sensações e as cutâneas.

GUSTAV THEODOR FECHNER: estudioso que buscou diversas conquistas intelectuais ao longo de uma vida que extremamente ativa. Foi fisiologista durante sete anos, físico por quinze, psicofísico por quatorze, estético experimental por onze, filosofo por quarenta e ficou invalido por doze anos. Entre todas essas atividades, o trabalho com a psicofísica foi o que lhe trouxe maior fama, embora não desejasse ser tao lembrado na posterioridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com