TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Observações 20h

Por:   •  19/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.585 Palavras (27 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 27

OBSERVAÇOES

OBSERVAÇÃO 1

Comecei a minha observação no local Shopping Iguatemi, na data dezoito de agosto exatamente as treze horas no horário de almoço.

Estava sentada na praça de alimentação do Iguatemi entre o MC e um estande grande e branco de sorvetes que ali vendia e ao meu redor se encontrava muitas mesas redondas, com suas cadeiras confortáveis ou até mesmo mesas maiores com cadeiras de madeiras maiores, mas entre tantas mesas, muitas estavam vazias entretanto ao olhar em meu redor pude perceber que o número de pessoas que ali circulavam a maioria naquele momento era de funcionários que ali trabalhavam e que se encontravam entrando e saindo da praça de alimentação ou até mesmo espalhadas em diversos restaurantes encontrados em minha volta.

Assim uma das mesas que observei eram de três mulheres, onde duas vestiam roupas pretas de alguma respectiva loja que não pude ver e a outra com a blusa verde do Carrefour. As três mocas comeram no mesmo lugar, MC! Onde uma delas ressaltou que o melhor era comer ali mesmo e o lanche do dia, onde era o lanche mais barato e que mais tarde dava para tomar um sorvete para fechar sem encher muito. Ao pegarem o lanche sentaram em uma das mesas grandes para que todas ficassem confortáveis com suas bandejas, cada uma abriu seu lanche e verificou se estava tudo certo, então uma delas se levantou foi até o balcão pediu algo para o balconista que pouco em pouco tempo já havia solucionado o ocorrido, ela volta a sentar com suas colegas onde trocam poucas palavras pois cada uma pega seu celular e colocam suas atenções apenas na comida e nele. Quando de repente duas delas param de comer e mexer no celular para reparar em uma mesa que se encontravam ao seu lado, mas um pouco mais a frente onde estão sentados dois caras com uniformes da loja da Vivo, elas começam a rir uma para outra e chama atenção da outra colega que continuava a ver apenas seu celular, fazem alguns comentários e voltam a comer.

Os dois moços fingem ao meu ver em não reparar que as moças estavam olhando para eles, mas ao elas levantem da mesa um deles assovia para chamar atenção delas, pede para que elas venham até sua mesa, cumprimentam-se todos, conversam um pouco até os moços terminarem de almoçar e logo em seguida todos se dirigem até o estande de sorvetes, logo em seguida os cinco saem juntos da praça de alimentação.

OBSERVAÇÃO 2

Hoje é dia trinta de agosto, uma quarta-feira onde me encontrava no Terminal São Paulo muito antes do horário de meu ônibus, então resolvo fazer a minha observação lá.

O Terminal São Paulo tem um grande fluxo de pessoas passando por ele a toda hora, pessoas de todas as idades, de todos os estilos. Dentro do terminal contém um estande do MC e uma cantina que vende salgados (frituras ou assados), salgadinhos de pacote, refrigerantes, agua, sucos, doces e sorvetes e fora dele posso ver uma lanchonete misturada com um restaurante.

Nesta quarta-feira, exatamente as onze horas era possível eu ver um grande fluxo de pessoas que por ali passam, compram um salgado ou um sorvete e na correria já sobem aos seus respectivos ônibus para não os perder e não terem que esperar o próximo, sendo assim, não tendo um horário de almoço descente como todos deveriam ter.

Eu me encontrava sentada em um dos bancos do Terminal, perto da linha 71 onde observei uma moça e um moço conversando sobre seus respectivos trabalhos e horários. A moça com seus gestos, e o som da sua voz me pareceu na hora um pouco irritada pois falava de alguma colega de trabalho que “folgava” como ela mesmo disse em cima dela por conta de horários de atendimentos assim atrapalhando completamente os seus horários. Ressaltou que o grande problema era na hora do almoço em que muitas vezes comia qualquer porcaria mesmo estando com uma marmita ou se não comia rapidamente duas, ou três garfadas em pé mesmo para que não atrasasse os atendimentos e assim finalizando a sua história disse que já fazia mais de uma semana que não sabia o que era sentar e almoçar sossegada pois mesmo chegando em sua casa à noite, não jantava apenas tomava um banho, comia um pão para não passar mal e ia dormir. O moço que escutava suas reclamações com a cabeça concordava com tudo o que ela estava dizendo e ainda completava falando que seu horário de motorista também era muito puxado e que quase sempre não conseguia almoçar como devido, mostrando para ela a coxinha e o suco que estava em suas mãos para que ela entendesse que aquele seria seu almoço e que só comeria novamente as sete da noite.

 O ônibus da linha do motorista chega e ele faz a troca, a moça sobe, senta atrás dele e os dois aparentemente depois da conversa seguem seus caminhos inconformados com tanta correria.

OBSERVAÇÃO 3

Uma das minhas observações foi em um pesqueiro onde se encontrava na cidade de Angatuba. O pesqueiro ao entrar encontrava em bom estado e um grande espaço para estacionamentos de veículos, a sua volta um grande lago para aqueles visitantes que quisessem pescar.

O ambiente onde acontece as refeições é amplo, contendo mesas e cadeiras de plástico reforçadas para todos, a comida permanecia sempre aquecida pelo fogão a lenha e as bebidas atrás dos balcões servidas apenas por aqueles que trabalhavam no local.

Neste domingo de sol quente, havia muitas famílias e também um grande número de jogadores de futebol que tinham jogado no campo de Angatuba um pouco mais cedo. As famílias que estavam ali presente comiam suas refeições tranquilamente com seus respectivos companheiros como se não tivessem pressa nenhuma de terminar pois alguns paravam para tirar foto daquele momento, outros conversavam e alguns pais chamavam atenções de seus filhos, mas sempre apreciando calmamente a comida e a bebida gelada.

Já os donos do estabelecimento não conseguiam comer calmamente como seus clientes, pois tinham que se preocupar em atender as mesas, repor a comida e por conta dos jogadores ali presente e do pagode rolando para eles ficavam ainda mais atarefados para atender bem, ver o pagode e satisfazer o pedido de todos. Os jogadores e os pagodeiros ao meu ver, também não paravam para comer adequadamente, pois cantavam, tocavam, comiam, bebiam, tiravam fotos tudo ao mesmo tempo, mas pelas expressões de seus rostos e pela alegria das fotos tiradas não se importavam com a calma que deveriam comer e apreciar a comida.

Deixei o ressinto as duas da tarde com um grande número de pessoas e lembrando também que chegava ainda mais pessoas para apreciar a comida e a música.

OBSERVAÇÃO 4

Cheguei em um restaurante em São Paulo há uma e meia da tarde cujo o nome do restaurante era Graça Mineira. O ambiente tinha três espaços, do lado de fora com a vista para rua, uma área dentro perto do caixa mais sempre bem arejado com janelas grandes e uma parte superior com ar condicionados e banheiros.

Os garçons traziam os cardápios conforme o número de pessoas que sentavam nas mesas, uma das mesas que estava ao meu lado chamou minha atenção pois havia um casal mais velho, uma moça e uma adolescente. O garçom brinca com a adolescente sobre um chopp e pelo o que eu pude observar ela o responde brincando também mais deixando claro que se quisesse poderia pedir um chopp pois não tinha a idade que aparentava ter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (186.2 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com