TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais Doenças Psicossomáticas

Por:   •  3/5/2022  •  Monografia  •  4.155 Palavras (17 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 17

Sumário

APRESENTAÇÃO        10

1 - Psicossomática        11

1.1– O que é Psicossomática?        11

1.2– Doenças Psicossomáticas        14

 2 - As Principais Doenças Psicossomáticas        16

2.1- Fatores internos e externos        17

2.2– Aspectos emocionais nas doenças psicossomáticas        18

 3 – O papel do psicólogo no tratamento        20

DISCUSSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIAS        24

APRESENTAÇÃO

A finalidade desse estudo foi Investigar, através da revisão de literatura, os fatores internos e externos que influenciam nas doenças psicossomáticas. O trabalho foi dividido em três capítulos que abordam os principais aspectos dessa temática. Para alcançar esse objetivo foi realizada a revisão sistemática da literatura, com busca nas bases de dados CAPES e SCIELO. Considerou-se, exclusivamente artigos publicados em língua portuguesa nos últimos dez anos.

Após análise dos textos selecionados foram redigidos os seguintes capítulos:

 No primeiro capítulo foi definido o significado da palavra psicossomática, ou seja, é uma junção de duas palavras gregas: psique (psico – alma) e soma (corpo). Deste modo, uma doença psicossomática é aquela que não é exclusivamente somática, corporal, mas tem origem na psique, na alma.

Já no segundo capítulo trataremos sobre as doenças psicossomáticas que são manifestações no corpo com causas de origem psicológica, e a maioria das pessoas que possui não tem consciência da origem dos seus problemas. Busca-se um entendimento da relação mente-corpo e dos processos de adoecimento, sabendo que conflitos mal elaborados são descarregados em manifestações somáticas.

Para finalizar no terceiro capítulo iremos falar sobre o papel do psicólogo e os tratamentos. É importante um tratamento psicológico, pois essa associação poderá romper uma possível evolução crônica da doença, evitando que os problemas cresçam de maneira angustiante, o que pode limitar progressivamente a vida social e emocional do indivíduo para que ele melhore na qualidade e na mudança do estilo de vida, evitando que processos emocionais tornem determinadas doenças físicas.

1 - Psicossomática

1.1– O que é Psicossomática?

De acordo com Lewis (1972), o corpo e a mente constituem partes inseparáveis de uma só unidade bioquímica, cujo resultado final é você. Existe um processo único em marcha dentro de você, que é capaz de ter consciência de algumas de suas manifestações ao nível de seus tecidos e órgãos. Já outros sintomas você poderá discernir sob a forma de pensamentos ou emoções.

A psicossomática foca suas preocupações nas interconexões entre o biológico, psicológico e social, bem como no ser humano enquanto constituinte de um corpo físico, possuidor de uma subjetividade pessoal e particular, num contexto histórico e social em que está inserido (CAMPOS, 2003).

O termo ‘psicossomática’ surgiu no século passado, com o médico alemão Heinroth (1773-1843). Se em 1818, Heinroth apresentava uma publicação intitulada Desordens da alma, dez anos depois, em 1828, começava a aparecer em seus escritos à denominação somatopsíquica. Assim, é possível distinguir duas definições que influenciam suas obras, bem como suas diferentes direções: a alma, no início, e a dicotomia somam e psíquico, posteriormente (MATTAR, 2016).

Segundo Filho ET al. (2010) a psicossomática abrange o ensino ou a prática de qualquer tipo de fenômenos de saúde e de interações entre pessoas. É o estudo e tratamento das doenças do corpo, cuja causa principal é de ordem psicológica. A palavra psicossomática é uma junção de duas palavras gregas: psique (psico – alma) e soma (corpo). Deste modo, uma doença psicossomática é aquela que não é exclusivamente somática, corporal, mas tem origem na psique, na alma. As doenças psicossomáticas são manifestações no corpo com causas de origem psicológica, e a maioria das pessoas que possui não tem consciência da origem dos seus problemas. Busca-se um entendimento da relação mente-corpo e dos processos de adoecimento, sabendo que conflitos mal elaborados são descarregados em manifestações somáticas.

É possível que você tenha o hábito de considerar certos aspectos pessoais como sendo físicos e outros mentais. A distinção, porém, é meramente linguística. E isso porque a sua “mente” e seu “corpo“, na realidade, são partes integrantes do seu ser como um todo. E é impossível que uma parte se altere sem mexer nas demais partes. Cada emoção que você é submetido é um acontecimento físico (LEWIS, 1972).

Capitão e Garcia (2006), afirmam que para Sócrates (470 a 399 a.C.) o homem é constituído não apenas do corpo e suas funções, mas também está vinculado aos sentimentos e a atividade do pensamento: a alma. Freud mesmo não aprofundando nestes estudos conservava a preocupação de estabelecer vinculação do psíquico ao biológico. Para Marty (2000, apud Cerchiari, p.64-69) as manifestações corporais que surgem são consequentemente sofrimentos emocionais. O maior causador de doenças psicossomáticas na sociedade atual é o stress. De acordo com Silva e Muller (2007) a qualidade de vida de uma pessoa está baseada entre diversos aspectos, na maneira como o indivíduo flexibiliza suas atitudes frente ás situações estressantes e em como as conduz a fim de alcançar um melhor relacionamento consigo e com os outros.

Para Filho (2010) é interessante o estudo da psicossomática para a sociedade, pois com a maior conscientização do que é essa doença mais fácil será o tratamento. O foco é buscar como iniciou o conflito emocional, identificar a causa do problema e dessa maneira buscar uma solução para o distúrbio. É importante um tratamento psicológico, pois essa associação poderá romper uma possível evolução crônica da doença, evitando que os problemas cresçam de maneira angustiante, o que pode limitar progressivamente a vida social e emocional do indivíduo, para que ele melhore na qualidade e na mudança do estilo de vida, evitando que processos emocionais tornem determinadas doenças físicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (231.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com