TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações Humanas

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

A dinâmica de grupo trata se de um tipo de ideologia, onde acentua a importância da liderança democrática, a participação dos membros nas decisões e suas vantagens tanto para a sociedade, indivíduos e cooperativas em grupo.

Durante toda a vida o homem faz parte de atividades grupais seja na família, no trabalho, lazer, educação e na religiosidade, onde são identificados os bons e os mals funcionamentos da sociedade.

Inicialmente o termo Psicologia Social criado na França teve conotação negativa.

Antigamente o indivíduo que mostrava curiosidade por grupos tinham que se basear em suas próprias experiências. (Fich10)

Mesmo com a importância de Kurt Lewin na dinâmica de grupo, vale ressaltar que o termo não foi criado por uma única pessoa.

As pesquisas realizadas com pessoas foram extrema importância para o surgimento da dinâmica de grupo, a fim de descobrir as leis que direcionavam a vida grupal. (Fich11)

Mesmo com culturas e realidades diferentes dos componentes do grupo, após as mudanças sugeridas, continuavam existindo mesmo depois de haver completa mudança de seus participantes.

A dinâmica de grupo vem evoluindo até os dias atuais. (Fich12)

No grupo os indivíduos são independentes mas visão buscar um objetivo em comum.

É importante ressaltar que grupos e bandos são coisas distintas, pois se disparam cada um para seu lado e os grupos permanecem unidos havendo interação entre os membros. (Fich13)

Os participantes dos grupos levam consigo seus valores, filosofia e orientação de vida, gerando assim identificação de alguns pontos em comum.

Poder haver variação no clima do grupo tendo assim seus altos e baixos de acordo com o estado emocional dos participantes do grupo.

O grupo nem sempre é estável, sempre se modifica, seja estrutural ou dinamicamente. (Fich14)

A dinâmica de grupo permite que o educador moderno tenha consciência e procure se aperfeiçoar se para melhorar o seu procedimento didático.

A dinâmica de grupo no Brasil foi formada por pequenos grupos bancários em 1960 com trabalho do professor Pierre Weil. (Fich15)

Foi realizado em Porto Alegre o I Encontro Regional de Psicologia Organizacional com o tema Abertura Desenvolvimento Interpessoal com a participação de Fela Moscorrice. (Fich16)

No ano de 1975 vários educadores realizaram investigações sobre dinâmica de grupo chegando a conclusão sobre classe e alguns grupos ouve e a popularização do “aprender fazendo” onde foram lançados vários projetos coletivos direcionados aos professores incentivando as relações humanas e liderança com este trabalho houve uma grande mudança na aprendizagem dos alunos onde cria motivações entusiasmos e estimula a participação. (Fich17)

Podemos destacar as escolas que tiveram contribuição sendo elas Escola Argentina, Americana e Francesa. (Fich18,19,20)

Segundo Kolb na aprendizagem através da experiência a uma visão interacionista do desenvolvimento, ou seja, formação bio-psico-social do indivíduo. Esse modelo considera o ser como inteirado a natureza e capaz de aprender com suas experiências sobre ela.

Piaget e Lewin destacam que não há aprendizagem sem interação homem e mundo e que ambos permanecem em constante transformação. (Fich22)

Kurt Lewin teve grande influência na psicologia social e no comportamento organizacional, criou o modelo de aprendizagem no qual se iniciava com atividades e reflexões. (Fich23)

Piaget como psicólogo do desenvolvimento abordava o processo de cognitivo de desenvolvimento na inteligência. Utiliza os estudos infantis como base para compreensão do conhecimento humano (Fich24 e 25)

É de suma importância para o sucesso da dinâmica que o sujeito queira participar ou não e é dever do avaliador saber qual dos participantes não esta preparado, dando um prazo para que o mesmo se equipare ao outro.(Fich26)

É fundamental a disciplina, o professor deve utilizar mais de uma fonte de pesquisa. O aluno deve fazer suas anotações ajudando assim a organizar seu raciocínio. É necessário que o educar saiba dar a devolutiva de forma construtiva para não desmotivar a turma. (Fich 27 e 28)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (193.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com