TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Repercussões Do câncer De Mama Em Mulheres E O Papel Do Psicólogo Frente Esta Problemática

Ensaios: As Repercussões Do câncer De Mama Em Mulheres E O Papel Do Psicólogo Frente Esta Problemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo maior discorrer sobre quais são os principais impactos decorrentes do diagnóstico e do tratamento do câncer de mama, dando ênfase às repercussões psicológicas desencadeadas a partir da doença e às possibilidades de intervenção do psicólogo. Serão abordadas também questões como a chegada deste diagnóstico, as possibilidades de tratamento, as mudanças provocadas na auto-imagem da paciente e a relação da mulher acometida pelo câncer de mama com a sociedade. Para isso será realizada uma pesquisa básica do tipo bibliográfica, portanto teórica, que irá se basear em uma revisão sistemática de literatura.

Palavras-Chave: Câncer de Mama; Impactos Psicológicos; Intervenção do Psicólogo.

Introdução:

O Câncer é de mama é um tumor maligno que aparece na mama, embora ele não seja uma doença que acomete exclusivamente as mulheres, são elas as principais vitimas e consequentemente as pessoas que mais sofrem com as grandes dificuldades, medos e incertezas causadas pelo diagnóstico que muitas vezes chega tardiamente, e o tratamento que geralmente é causador de muitos sofrimentos físicos e psicológicos.

Este trabalho tem como objetivo relatar sobre a forma com que é feito o diagnóstico do câncer de mama, as suas possibilidades de tratamento que variam de acordo com aspectos pessoais da paciente e do tumor existente, e responder à dúvida sobre a forma com que o profissional psicólogo pode ajudar nesse campo tão complexo. Também serão abordados, com bastante ênfase, os impactos psicológicos do diagnóstico e dos tratamentos deste tipo de câncer, e a interferências destes, em relação ao corpo simbólico das pacientes.

Será discutido ainda, o modo com que a mulher com câncer age diante das pessoas à sua volta, e à maneira com que essas pessoas podem contribuir para o seu tratamento, servindo de apoio e fornecendo amparo nas diversas situações complicadas que são desencadeadas com a descoberta do câncer de mama.

1. Revisão de Literatura

1.1. Uma visão geral sobre o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama.

O câncer de mama, de acordo com alguns estudos estatísticos, é visto em vários países como o tipo de câncer que mais acomete as mulheres. Mas, não é só por esse fato que ele é também o que mais causa medo entre elas (MOHALLEM; RODRIGUES, 2007).

Ele é tão temido assim principalmente pelas repercussões psicológicas provocadas pelo diagnóstico e tratamento, que envolvem principalmente aspectos emocionais ligados às questões relacionadas à imagem corporal, a auto-estima e ao modo como as consequências no campo da sexualidade são percebidas não só pelas pacientes, mas por toda a sociedade (MOHALLEM; RODRIGUES, 2007).

Embora o presente trabalho não tenha como pretensão dar ênfase nas diferenças entre os tipos de Câncer de Mama, e citar suas classificações, faz-se necessário para possibilitar um melhor entendimento, saber que são vários os tipos, e que cada um deles tem suas particularidades, envolvendo opções de tratamentos e prognósticos diferenciados (MOHALLEM; RODRIGUES, 2007).

Levando-se em conta que na maioria das vezes os sintomas não são facilmente percebidos, torna-se simples entender a razão da dificuldade em se ter um diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama (MOHALLEM; RODRIGUES, 2007).

Bem mais da metade destes tumores são descobertos durante o auto-exame das mamas (AEM), que consiste na própria mulher palpar os seios propositalmente. A atenção e a preocupação em fazer este auto-exame são fundamentais, pois quanto antes for descoberto o tumor, maiores as chances dele ainda estar pequeno e poder assim ser controlado pelo tratamento, que por sua vez, não precisará usar medidas tão impactantes (MOHALLEM; RODRIGUES, 2007).

Embora muitas pessoas saibam que o AEM é uma maneira de prevenir este tipo de Câncer, verificou-se a partir da análise de estudos realizados que várias mulheres não o colocam em prática, e quando o fazem, na maioria das vezes não é da maneira correta. A realidade é que a realização desse exame é uma maneira de prevenir e diagnosticar o câncer, mas algumas vezes ele só passa a ser realizado após a detecção da doença (NASCIMENTO; SILVA; MACHADO, 2009).

Como já deve ter ficado subtendido, AEM pode ser considerado sinônimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com