TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bitoou

Dissertações: As Tranças De Bitoou. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

Uma abordagem integrada de aprendizagem

O objetivo deste trabalho é discutir sobre as dificuldades encontradas nos espaços escolares ao tratarmos da Diversidade, tendo a opinião de pedagogo, professor e aluno.

Iremos discutir a inclusão dos alunos com necessidades especiais em escolas de ensino formal, sobre as possíveis dificuldades que os docentes podem apresentar.

A importância de discutir este tema se justifica pelo fato de que para os deficientes, ainda hoje a inclusão não é uma realidade em todas as escolas.

Os mais recentes estudos têm por objetivo refletir sobre a questão da inclusão. A inclusão é um direito de todos; e, como profissionais da educação, é o nosso dever estarmos conscientes das possibilidades desta inclusão nas salas de aula. O grande ganho para todos, é viver a experiência da diferença. Se as crianças não passar por isso na infância, mais tarde terão muita dificuldade de vencer os preconceitos.

A inclusão possibilita aos que são descriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não acontecer, essas pessoas serão sempre dependentes. Além disso, para nos professores, o maior ganho está em garantir a todos o direito à educação. Portanto, é muito importante que o profissional esteja preparado para receber estes alunos e saber lidar com a situação de melhor maneira possível.

As tranças de Bintou

As tranças de Bintou é um conto africano escrito por Sylviane A. Diouf que narra a história de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas, porém usava quatro birotes. A menina admira as tranças de todas as mulheres de sua aldeia e questiona as pessoas e animais quando ela cresceria para poder usar tranças. Então, sua avó conta a ela uma história explicando o porquê as crianças não usam tranças na sua aldeia, e a partir desse momento ela fica mais conformada. Então, sua avó passa óleo perfumado em seus cabelos, faz birotes e enfeita-os com laços de fitas coloridos. A menina então se realiza, pois se sente orgulhosa e bela por ter birotes coloridos como os pássaros.

A partir desta história que valoriza a diversidade cultural e dos afro-descendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos. Também a partir desta história podemos inferir que a Bintou somente se conformou que ela era criança e usava birotes porque sua avó com muita paciência e amorosidade explicou o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birotes, o que proporcionou um significado na vida de Bintou, que consequentemente se sentiu mais valorizada.

Essa história é uma grande lição para nós professores, que devemos nos inspirar nessa história, para ensinar e explicar o porquê daquele dificuldades que aparecem em nosso cotidianos a as vezes buscamos explicação e não achamos mas tudo tem seu tempo certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com