TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As razões sobre as quais a Psicanálise se mostra ainda hoje tão viva.

Por:   •  27/3/2022  •  Abstract  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 3

A Psicanálise e seu método -> As razões sobre as quais a Psicanálise se mostra ainda hoje tão viva.

Segundo afirma, Denise Maurano, para abordar o psiquismo humano, a objetividade do discurso científico torna-se impotente, assim se faz necessário uma abordagem ética da condição humana. Para isso, Freud busca na arte e mitologia, diferentes caminhos para revelar esta dimensão do que para ele é indizível e escapa às possibilidades do universo da lógica e da consciência.

A Psicanálise se situa no campo entre ciência e arte e possui uma função primordial na história da Cultura, uma vez que surge como modo de revelar este caminho. Diante disto, no presente momento, a fascinação provocada pelas ditas facilidades do espaço virtual, vem determinando o que pode ser chamado de “Era da simulação”. Neste cenário paralelo, revela-se o que seria uma constante busca por satisfação, visto que não existem limites de tempo, espaço ou distância para alcançá-la. A partir disso, o indivíduo estabelece vínculos, se expressa, é visto, percebido e recebe o que tanto almeja. Tal necessidade de aceitação, tem como foco evitar o desprazer, encaixando-se no padrão, e isso mostra o retrato de um ego fragilizado, que desconhece a si mesmo e vive em sofrimento psíquico.

Na história da humanidade, existiram constantes buscas que visavam apaziguar necessidades ou ainda, dificuldades da vida por meio da fé, leis e a luz da razão. Tais valores e anseios por salvação foram cruciais para o desamparo sentido, e ainda hoje este homem, permanece sobre o que seria esta inquietação da falta, deste mal de amor, mencionado por Freud que constitui o mal estar da atualidade, deixando claro o quão viva a psicanálise ainda se apresenta para atender estas demandas. A este respeito, existe uma cobrança constante por investimento, o dito império de Eros, em que a promoção de laços e portanto, a comunicação se tornam a principal inquietação. Com isso, afim de lidar com sintomas resultantes do conflito entre prazer e desprazer, a descoberta freudiana da “cura” pela fala surge buscando articular estas relações por meio do método psicanalítico da associação livre, de modo a trazer do inconsciente conteúdos inacessíveis a mente consciente.

Por meio da linguagem, recursos simbólicos e imaginários o homem desenvolve a capacidade de se comunicar. Este universo faz com que o sentido atribuído as palavras permita diferentes interpretações a depender do contexto em que são empregadas. Assim, uma rede relacional é construída, onde este sujeito se reconhece participante e aprende mais sobre si mesmo, assumindo funções diferentes no que diz respeito a este outro com o qual se relaciona. No contexto de análise, tais elementos captados pela fala do analisando são cuidadosamente observados por meio de uma escuta ativa para que assim exista um verdadeiro acolhimento.

O objetivo da psicanálise baseia-se em promover estratégias para lidar com este vazio, assim ela não promete sanar esta falta mas sim tratá-la. A abordagem psicanalítica consiste em um procedimento de investigação, e este, tem como intuito gerar um efeito terapêutico no analisando. Neste sentido é necessário se haver com a dor da falta uma vez que ela constitui a humanidade, desta maneira, o que deve ser mudado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com