TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assédio Moral

Seminário: Assédio Moral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Seminário  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

2 Assédio Moral

Assédio moral no trabalho não é uma novidade, pode se dizer que é tão antigo quanto o próprio trabalho.

O que poder ser considerado recente é a conscientização dos trabalhadores, a intensificação, a gravidade, a amplitude e banalização do fenômeno. Lis Andréa Pereira Soboll usa como definição de assédio moral a conclusão feita pelos autores Maria Ester de Freitas, Roberto Heloani e Margarida Barreto:

“O assédio moral é uma conduta abusiva, intencional, frequente e repetida, que ocorre no ambiente de trabalho e que visa diminuir, humilhar, vexar, constranger, desqualificar e demolir psiquicamente um individuo ou um grupo, degradando as suas condições de trabalho, atingindo a sua dignidade e colocando em risco a sua integridade pessoal e profissional ”

Portanto não podemos considerar fatores do trabalho como assédio moral, tais como:

* Colaborador trabalha em um local que o desmereça;

* sobrecarga de trabalho;

* Forma que o líder impor suas orientações;

* Atitudes, piadas de colegas de trabalho.

Alguns doutrinadores conceituam três tipos de assédio moral :

* Assédio moral vertical descendente: Aquele em que o trabalhador é assediado por seu superior e hierárquico.

* Assédio moral vertical ascendente: O trabalhador dissemina uma onda de ataques à pessoa de seu chefe no afã de ocupar aquele posto.

* Assédio moral horizontal: É o assédio entre os colegas de trabalho de mesmo nível hierárquico.

Outro ponto que podemos citar é a diferença entre Bullying e assédio moral, bullying normalmente são agressões verbais seguidas de agressões físicas. Já o assédio moral raramente chega as agressões físicas.

Para a autora Lis Andréa Pereira Soboll, a disseminação das discussões sobre assédio moral no Brasil, o desenvolvimento de pesquisas e a entrada desse tema no âmbito jurídico, aconteceram devido a movimentos sindicais, apoiado especialmente no trabalho de pesquisa do mestrado de Margarete Barreto em 2000.

O site www.assediomoral.org foi um marco no processo de divulgação e

conscientização deste tema.

Vários Países exemplo: Itália, França e Estados Unidos já têm projetos e até legislações especificas sobre assédio moral. No Brasil a constituição Federal (Artigo 5, Parágrafos I e II), a CLT (483) e o código penal ( Artigos 138,139,140 e 146 ), que reagem sobre crimes contra a honra (calunia, difamação e injúria) e constrangimento ilegal, tem sido aplicados para os casos de assédio moral.

A psiquiatra Marrie-France Hirigoyen classifica em seu livro de pesquisa de 2002, as atitudes hostis utilizadas no assédio moral em quatro grupos:

* Deterioração proposital das condições de trabalho: Retirar autonomia da vitima, não lhe transmitir informações importantes para realização de suas tarefas, privá-lo de acesso a instrumentos de trabalho, induzir a vitima ao erro são alguns exemplos deste grupo:

* Isolamentos e recusa: A vitima é posta em local isolado, superiores e colegas não dialogam com a vitima, a direção recusa qualquer pedido de entrevista, são exemplo deste grupo.

* Atentado contra a dignidade: Exemplos deste grupo é a utilização de insinuações desdenhosas para qualificar a vitima, espalhar rumores ao seu respeito, zombar de deficiências físicas, de seu aspecto físico, nacionalidade ou crenças.

* Violência Verbal e Física: Ameaças de violência física, falar gritando, empurrões de leve ou fechar a porta bruscamente diante da pessoa, invadir a vida privada são exemplos deste grupo.

Soboll cita em seu livro a tabela de fases de evolução do assédio moral, de Harald Ege, pesquisador Italiano:

* Condição zero: Para Ege esta é a pré fase onde ocorrem conflitos generalizados sem que seja definida uma vitima especifica. Somente para que o agressor se sobreponha.

* Conflito direcionado: Começa a haver conflitos direcionados, o objetivo não é mais somente se sobrepor e sim prejudicar e excluir. O trabalhador não percebe as agressões.

* Inicio do assédio moral: Essa fase caracteriza-se pela evolução crescente da intensidade das agressões. As agressões podem ser percebidas claramente.

* Primeiro sintomas psicofísicos: A vitima se sente realmente culpada por tudo que esta acontecendo, e isso agrava o seu psicológico.

* Erro e abusos da Administração de pessoas: Superiores acabam cometendo erros de avaliações por falta de conhecimento das praticas de assédio moral e suas características e atribuem as falhas a vitima.

* Serio agravamento da saúde psicofísica: Começa a ocorrer ausências ao trabalho por problemas de saúde.

* Exclusão do mundo do Trabalho:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com