TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividadade Complementar - Livro

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA – Unip
ICH – Curso de Psicologia / Campos Santos

Nome: 
RA: 
Semestre: 1°                                              Visto do Monitor:
Titulo da atividade:
 Analise do livro: Convite a Filosofia.
Data de realização:

RELATÓRIO DE LIVRO.

Convite a Filosofia - Ensino Médio - Ed. 2010 -  Chaui, Marilena, Editora: Editora Atica.

Esse livro discute os grandes temas da Filosofia, como Razão, Conhecimento, Verdade, Ética, Política, Arte, Ciência, Religião, Metafísica, dentre outros assuntos de nosso cotidiano. Marilena aborda questões relacionadas à cidadania, à democracia, aos direitos humanos, às novas tecnologias e às posturas éticas de seu tempo.

Podemos olhar esse livro como uma introdução ao universo filosófico que nos ajudar a entender melhor esse mundo do pensamento. O livro conta a história da filosofia e abrange de uma forma bem ordenada a divisão dos temas estabelecendo assim a contextualização dos problemas, mostra também as transformações que ocorreram tanto na maneira de formular as questões quanto na natureza de suas respostas, segundo os diversos autores e as diversas épocas. No primeiro capitulo essa analise do pensamento filosófico chega a resultados importantes tanto para a iniciação filosófica quanto para o conhecimento de nossa cultura. Quando estabelece o legado da filosofia grega para o ocidente em geral, a autora destaca uma diferença fundamental entre a filosofia e as chamadas sabedorias orientais. As sabedorias orientais mesmo tendo um saber a respeito do mundo e dos homens, não podem ser consideradas como filosofias, pois o saber filosófico não é só um modo de pensar dos gregos da Antiguidade, mas uma "aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana", que marcou nossas formas de apreender o mundo e as ações dos homens, mesmo para aqueles que não possuem um conhecimento sobre a filosofia.

Relaciono então esse livro com a matéria “História do pensamento filosófico”, como se pode ver o próprio nome de ambos já estão relacionados. A matéria em questão tem como objetivo nos fazer compreender a Filosofia como uma reflexão profunda, rigorosa e global sobre os problemas que o ser humano enfrenta na construção de sua existência e assim adquirir a capacidade de articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos nas diversas áreas do conhecimento propiciando o pensar interdisciplinar, durante a matéria estudou-se a “Alegoria da Caverna”, história também citada no livro em questão, sendo assim podemos dizer que ambos se completam e que o livro pode ser uma bela base para tal matéria.

Sendo assim, esse livro foi de uma grande ajuda para que eu compreendesse melhor tal matéria, pois foi uma base importante para ela. É um livro de fácil interpretação e que permitiu que eu me aprofundasse melhor na filosofia, através dele pude conhecer melhor os diversos autores, as histórias e como tudo isso começou. Por isso acredito que esse livro foi de estrema importância para a minha futura formação como psicólogo, afinal, para nós é muito importante ter essa base da filosofia pois, muitas das teorias da psicologias que estudaremos no decorrer do curso começaram tendo como base a filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com