TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Complementar – Livro “Pedagogia do Oprimido”

Por:   •  27/9/2023  •  Resenha  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Complementar – Livro “Pedagogia do Oprimido”

Nome:

RA:

Polo:

“Pedagogia do Oprimido” é um livro escrito por Paulo Freire que trata da educação como meio de libertação dos oprimidos da sociedade. O autor julga a chamada “educação bancária”, que reproduz a dominação dos poderosos e aliena os educandos, Freire sugere uma educação dialógica, que valoriza o saber da realidade e a participação crítica dos educandos. Ele defende que os sufocados devem se aceitar como sujeitos da sua própria história e lutar pela sua re-humanização.

A pedagogia do oprimido é uma proposta de Paulo Freire para uma educação libertadora. Ela se baseia no diálogo entre os homens para a leitura crítica da realidade, partindo da linguagem, dos valores e do ponto de vista do mundo dos sufocados. Ela implica uma práxis de reflexão e ação para a superação das contradições sociais, buscando a libertação dos sufocados da opressão que não é natural e sim o resultado de relações sociais desiguais e injustas.

Concluindo, A pedagogia do oprimido é uma obra de Paulo Freire que apresenta uma visão crítica e transformadora da educação. O autor propõe uma educação que não seja apenas um instrumento de reprodução da ideologia dominante, mas sim um meio de emancipação dos oprimidos. Para isso, ele defende uma educação dialógica, que respeite e valorize o conhecimento prévio dos educandos, que estimule a reflexão sobre a realidade e que promova a ação coletiva para a mudança social. A pedagogia do oprimido é, portanto, uma pedagogia da esperança, da liberdade e da humanização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com