TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Auto Desenvolvimento Formação dos Professores

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

O conhecimento do professor é de uma suma importância, tendo com finalidade sua qualidade de trabalho e sua metodologia usada para que seus alunos tenham o desenvolvimento esperado.  Com a sua experiência vivida em sala de aula, o professor traça sua trajetória, pode estruturar, modernizar e criar novos métodos para utilização da sua didática, moldando suas aula para cada indivíduo, escolar e comunidade.

Para o professor é fundamental que ele tenha uma formação continuada, que ser interesse por novos cursos, palestras e livros. Para que se mantenha informado das novas metodologias, das mudanças que o mundo traz para a educação. A cada ano que passa o público alvo (crianças) mudam seus aspectos, interesses e conceitos, e para ser um bom mediador precisar compreender e viver o ponto de vista de seus alunos. Assim tendo uma melhora de importância em suas aulas e até mesmo um desenvolvimento considerável de seus alunos, já que os mesmos se sentem mais interessados quando ensinado algo do seu interesse.

Refletindo, "para os professores, por exemplo nem sempre é fácil teorizar a sua prática e formalizar seus saberes, que eles vêem como sendo pessoais, tácitos e íntimos" (Tardif, 1999, p. 32). Existem ainda o medo que o professor possui de aplicar seu próprio método de ensino, e acaba que sendo um professor tradicional, que não mantém interação com seus alunos, perdendo então a qualidade do seu ensino e até mesmo perdendo um pouco do seu conhecimento.

O processo de um bom aprendizado é abrir espaço para que os alunos se sintam importantes para aula, que não só assistam mas colaborem para que seja um aula de interação professor-aluno, que o aluno possa expor suas ideias e opiniões. Que o professor respeite o tempo do desenvolvimento dos seus alunos e a escola possa respeitar o tempo de ensino do professor, para que assim possa existir um ensino de qualidade.

Por fim, o professor sempre deverá reajustar sua didática, reavaliar sua metodologia, utilizar as novas tecnologias, se manter informado dos novos métodos e abrir o espaço para seu aluno, isso é enriquecer seu trabalho, fazendo que todos possam cooperar com a aula e fazendo dela mais interessante.

Referencias:

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

NUNES, Cecilia Maria Fernandes. Campinas 2001. Disponível em  Acesso: 29 de Março de 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com