TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar - Educação Digital

Trabalho Universitário: Atividade Complementar - Educação Digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  1.273 Visualizações

Página 1 de 6

• Pergunta 1

0,8 em 0,8 pontos

O professor atualmente pode utilizar em sala de aula recursos como os filmes por exemplo. São interessantes, pois despertam vários sentidos simultaneamente e ampliam as possibilidades de comunicação entre o grupo. São exemplos de imagens em movimento que podem ser utilizados pelos professores:

I. Filmes disponíveis na internet

II. Trechos editados de filmes comerciais

III. Imagens capturadas com celulares

Está correta a alternativa que compreende:

Resposta Selecionada:

As afirmações I, II e III

Resposta Correta:

As afirmações I, II e III

Feedback da resposta: Estão corretas todas as afirmações pois o professor pode utilizar estes 3 tipos de imagens para enriquecer seu conteúdo de aula, desde que previamente assistido e inserido no contexto.

• Pergunta 2

0,8 em 0,8 pontos

ENADE – 2011 – Questão adaptada .

A Educação a Distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite que a comunicação e a construção do conhecimento entre os usuários envolvidos possam acontecer em locais e tempos distintos. São necessárias tecnologias cada vez mais sofisticadas para essa modalidade de ensino não presencial, com vistas à crescente necessidade de uma pedagogia que se desenvolva por meio de novas relações de ensino-aprendizagem.

O Censo da Educação Superior de 2009, realizado pelo MEC/INEP, aponta para o aumento expressivo do número de matrículas nessa modalidade. Entre 2004 e 2009, a participação da EaD na Educação Superior passou de 1,4% para 14,1%, totalizando 838 mil matrículas, das quais 50% em cursos de licenciatura. Levantamentos apontam ainda que 37% dos estudantes de EaD estão na pós-graduação e que 42% estão fora do seu estado de origem.

Considerando as informações acima, assinale a alternativa que não corresponde a uma vantagem de um curso a distância:

Resposta Selecionada: b.

Possibilidade de comunicação assíncrona somente.

Resposta Correta: b.

Possibilidade de comunicação assíncrona somente.

Feedback da resposta: Todas as alternativas estão corretas, EXCETO: Possibilidade de comunicação assíncrona somente. Isto porque a nova abordagem pedagógica da Educação a Distância, em que há uma separação física docente/aluno e que por muitas vezes pode incomodar (a tal falta de olho no olho) é uma tendência crescente e mundial e cabe aos docentes em suas perspectivas tornar os alunos parte do grupo, através da abordagem interativa, tanto síncrona quanto assíncrona, usando estratégias de mediação.

• Pergunta 3

0,8 em 0,8 pontos

Com relação a legenda de uma fotografia, assinale a alternativa INCORRETA:

Resposta Selecionada:

deve interpretar a fotografia.

Resposta Correta:

deve interpretar a fotografia.

Feedback da resposta: A legenda nunca deve interpretar a fotografia. Ela deve conter elementos que complementem a imagem e digam, por escrito, o que o fotógrafo não pode dizer.

• Pergunta 4

0,8 em 0,8 pontos

Existem diversas categorias de um texto publicado em revistas e jornais. Nessas publicações, o texto ganha “nuances”, mescladas ao longo do conteúdo com o intuito de orientar o leitor, conferir leveza ao desenho da página, e ainda atribuir níveis de importância ao que tem de ser dito. Neste sentido, aponte a alternativa correta sobre o que são os “olhos” em um texto de jornal, por exemplo:

Resposta Selecionada:

São aquelas poucas linhas que acompanham o título, têm a função de resumir o assunto central.

Resposta Correta:

São aquelas poucas linhas que acompanham o título, têm a função de resumir o assunto central.

Feedback da resposta: Os “olhos”, são aquelas poucas linhas que acompanham o título, têm a função de resumir o assunto central.

• Pergunta 5

0,8 em 0,8 pontos

Os pais superprotegem as crianças normalmente; crianças com necessidades especiais são protegidas ao extremo. Tanto que podem deixar de vivenciar experiências importantes em seu cotidiano por medo de seus pais ou cuidadores dos perigos e riscos que podem correr. Ao olhar uma criança com necessidades especiais (seja psicológica ou física) devemos nos atentar a diversos fatores. Assinale a alternativa que não corresponde a um destes fatores:

Resposta Selecionada:

Considerá-lo com um super herói

Resposta Correta:

Considerá-lo com um super herói

Feedback da resposta: Todas as alternativas estão corretas, EXCETO a alternativa em que afirma que devemos considerar pessoas com deficiência/necessidades especiais como sendo super heróis. Na maioria das vezes estas pessoas sofrem as consequências de uma manifestação genética ou acidente e de modo nenhum devem ser tratadas como se fossem heróis ou seres interplanetários, dotados de força extraordinária ou agraciados com poderes divinos. Uma boa atitude é encarar honestamente a limitação, oferecendo condições para uma vida digna e respeitosa, também cheia de possibilidades reais de superação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com