TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodesenvolvimento - Filosofia

Monografias: Atividade De Autodesenvolvimento - Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 2

1. Como podemos definir, no contexto da Filosofia Contemporânea, o conceito de ideologia na obra de Karl Marx?

O conceito de ideologia na obra de Karl Marx se dá na alienação do homem, como ele se enxerga. Possuem a visão de seres individuais, livres e que têem total controle sobre suas idéias, e que somente elas são validas, julgando-as com universais.

O homem vive em constante alienação por coisas impostas pela sociedade, na qual ele se inclui, mas não percebe e se sente fora desse contexto, sem ter a percepção de que tornou-se uma maquina que fabrica, tendo um valor, como as coisas que produz.

Mesmo com as constantes mudanças na vida social e econônia, continuam acreditando nas ideologias impostas no passado e vivem assim até os dias de hoje.

2. De acordo com o vídeo do filósofo Paulo Ghiraldelli há uma diferença entre as doutrinas ideológica e filosófica e, segundo ele, "a doutrina ideológica vem antes, pela frente, enquanto a doutrina filosófica vem depois." Explique essa distinção.

As pessoas confundem a ideoloigia com a filosofia. A ideologia é algo que vem antes, pois está exposto, é o que se põe a frente de tudo, é visto como se fosse vender um produto, quando lança-se a idéia do mesmo, como uma idéia fixa que busca se universalizar, a modo que todos acreditem, tornando-se uma regra, mesmo as pessoas não sabendo muito bem no que estão acreditando e assim muitas vezes cometendo erros e quando percebem esse erro, não se importam, preferem continuar acreditando no que sempre acreditaram. E mesmo quando questionada continua.

A filosofia é algo mais complexo, vem no fim, pois só pode ser analisada depois dos conhecimentos para assim poder compreender o fato, para fazer o fechamento de uma historia seguidos de fundamentos, pensamentos, convicções e comprenção nas quais podem ser questionadas, pensadas de acordo com a sensibilidade, vivencia pelo indivíduo.

3. Elabore dois exemplos de situações nas quais se revelem ideologias presentes em nossa sociedade.

As drogas agem na sociedade de forma ideologica, pois drogas ilícitas é vista como coisas que causam muito mal,pois uma pessoa ou um grupo de pessoas decidiu e impos essas ideias. Isso interfere tanto na saúde , como na vida social das pessoas, contudo as drogas licitas são tão prejudiciais como as ilicitas

No consumismo, a ideologia age por exemplo em datas comemorativas, natal, dias das mães, dia das crianças, feriados santos, fazendo as pessoas acreditarem que é uma data importante que envolve sentimentos e dogmas religiosos, mas na verdade a sociedade capitalista precisa de algo para aumentar o consumo, aumentando assim o capital gerado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com