TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Roteirizada - Competência

Por:   •  16/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

NÚCLEO DE SAÚDE

CURSO: PSICOLOGIA

Relatório Parcial de Estágio Supervisionado I em Psicologia Clínica

                                                                      Aluno: Elizama Dias de Lima Alves.                        

                                              Matrícula: 01152449.

Recife, Dezembro de 2019.

[pic 2]

NÚCLEO DE SAÚDE

CURSO: PSICOLOGIA

Relatório Parcial de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica

Texto apresentado pela aluna: Elizama Dias de Lima Alves                          à Professora: Ms. Mariana Lira Dáli, como requisito parcial para obtenção de créditos referentes à disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau.

Recife, Dezembro de 2019.

ÍNDICE

RESUMO.............................................................................................................5

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................6

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ......................................................................8

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS..................................................................11

3.1 Meus atendimentos....................................................................................13

4 CONCLUSÃO.................................................................................................15

 4.1 Avaliação do estágio..................................................................................15

 4.2 Autoavaliação.............................................................................................15

5 REFERÊNCIAS..............................................................................................17

6 ANEXOS.........................................................................................................19

RESUMO

O relatório trata da prática do estágio curricular em Psicologia Clínica. Tomando-se por base a vivência e experiência na clínica escola e um pouco sobre a Abordagem Fenomenológica e o uso de recursos do grupo de estágio do qual fui integrante, além das opiniões de extrema importância de vários momentos de troca e discussões a respeito das experiências vividas − com os princípios teóricos que fundamentam o trabalho. Contém ainda o registro dos aspectos mais singulares da minha vivência.  Portanto, são encontradas algumas informações gerais como: (a) caracterização do campo de estágio; (b) objetivos (geral e específico); (c) justificativa; (d) plano de estágio; (e) atividades desenvolvidas no estágio e, por fim, (f) um passeio na orientação teórica que embasa o trabalho.  São encontrados os relatos dos atendimentos que realizei ao longo do estágio, além do estudo de um dos casos atendidos.

A finalidade da psicologia clínica em vivenciar e conhecer o papel deste profissional  no mundo, e as informações referentes a coleta de dados através da pesquisa bibliográfica necessária para a análise e entendimento das atividades deste profissional,  É Importante ressaltar que embora cada psicólogo construa um papel único para si mesmo dentro do contexto onde esta clinicando, existem  serviços principais que o psicólogo clinico pode oferecer, que são: avaliação, tratamento, ensino e pesquisa. Observamos, com a conclusão do trabalho, a grande importância de um psicólogo clínico não só para a saúde pessoal de um individuo, mas a sua interferência positiva na sociedade de maneira geral.

1- INTRODUÇÃO

Com a finalidade principal de apresentar a pesquisa desenvolvida para a disciplina de Estágio em psicologia clínica, ofertada pela faculdade Maurício de Nassau, onde os objetivos principais de estudo da mesma são o desenvolvimento de competências necessárias ao futuro profissional de psicologia como entrevistar, analisar relatos, narrativas e experiências, ampliar o entendimento com relação às diferentes abordagens, atuações práticas e saberes psicológicos, desenvolver a habilidade de escuta, falar e estabelecer vínculo para promover a habilidade do entrevistado e praticar o exercício de análise e apresentação de dados, foi realizado nosso trabalho de estudo no campo da psicologia clinica, a fim de ter a compreensão de todos os processos que compõem a atuação do profissional, bem como sua postura e desenvoltura e sua relação com os pacientes. O interesse pelo tema abordado surgiu como um acordo, através de nossa pretensão sobre a área que esperamos atuar. A psicologia é muito abrangente, tem diversas formas de ver o homem, conhecer as formas de avaliar e tratar o outro de maneira que o mesmo seja peça principal nesse processo é fundamental para tal profissional. Nosso objetivo é estudar e nos aprofundar sobre a atuação do Psicólogo na clínica, entrevistando-o e ouvindo suas experiências. De acordo com Feijoo, (2004, p.12):

 “Dentro de todo esse contexto a psicologia clínica pode ser vista como um instrumento de reabilitação do individuo (DOUGAL MACKAY, 1975).”

O termo “Psicologia Clínica” foi introduzida por Lighter Witmer, em 1896, aluno de Wundt. Pois o mesmo não estava satisfeito com a comparação feita pelo modelo médico (Cunha, 1993).

“A clínica “tradicional” mostrava-se como um sistema de atenção voltada para o indivíduo (Granda e Breilh, 1989).” 

2- FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

Contudo, o principal representante da corrente fenomenológica é Edmund Husserl (1859-1938), que a partir das obras de Brentano desenvolveu seu pensamento. Alguns dos temas fundamentais da fenomenologia foram desenvolvidos por Husserl, tal como a proposta do retorno às coisas mesmas. Husserl defende o retorno a um ponto de partida que seja de fato o primeiro, no caso, as coisas mesmas que seriam o ponto de partida do conhecimento. A coisa mesma nada mais é do que o fenômeno, a única coisa à qual podemos ter acesso. Desta forma, ir às coisas mesmas significa “apreender o mundo tal qual este se apresenta para nós enquanto fenômeno” (Holanda, 1998, p.37).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (55 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com