TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de classe em psicologia

Seminário: Atividade de classe em psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Seminário  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES DA AULA 1

1. Não há uma só teoria psicológica, mas sim uma multiplicidade de enfoques, correntes, escolas, paradigmas, variados objetos de estudo e metodologias concorrentes, muitas das quais apresentam profundas divergências entre si.

a) Discorra sobre Psicologia Ciência e Psicologia do Senso Comum

O Senso Comum é o conhecimento da vida cotidiana, como sentimos a realidade. Sem esse conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros, a nossa vida no dia-a-dia seria muito complicada.

O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade aproximam-se e se afastam: aproximam-se porque a ciência se refere ao real; Afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor, ou seja, a ciência afasta-se da realidade, transformando-a em objeto de investigação, o que permite a construção do conhecimento científico sobre o real.

b) Descreva sobre as três principais abordagens de Psicologia (Gestalt- Behaviorismo e Psicanálise ). (sua resposta deve atingir no mínimo 6 linhas).

Psicanálise estuda o inconsciente do indivíduo usando sempre a Hipnose pelo comportamento passado. Sendo uma análise do psíquico da pessoa onde tudo se passa pela sua cabeça, mas geralmente a psicanálise é algo consentido e analisado pela aceita, ou até mesmo, procura ser observado e analisado por especialistas concedidos por nossas atitudes e nossos deveres.

Behaviorismo é a análise do comportamento de cada pessoa, tendo como objetivo perceber os fatores que fizeram nascer esse comportamento, (Tem como Behaviorismo enquanto não ofensivo, entretanto alguns behavioristas põem a análise acima do objeto analisado, tratando este como um simples meio de pesquisa, não como uma vida). Tendo como semelhança com o comportamento do indivíduo, sem dar importância a genética ou atividades mentais da Psicanálise.

Gestalt é uma análise individual de vários fatores. Tipo: em um grupo, analisam-se cada pessoa desse grupo, depois se analisa o grupo por si só, como outro fator. Mas a análise do grupo não substitui a análise individual, pois assim tem alguma semelhança com o Behaviorismo.

ATIVIDADES DA AULA 2

2. Estudar o homem é pensar sobre si mesmo. Para Bock (2002), a subjetividade pode ser vista também como objeto de estudo da psicologia. Descreva o que é subjetividade.

Subjetividade é algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, é um tema que cada indivíduo pode interpretar da sua maneira, que é subjetivo. Subjetividade diz respeito ao sentimento de cada pessoa, sua opinião sobre determinado assunto, é algo que muda de acordo com cada pessoa, por exemplo, gosto pessoal, cada um possui o seu, portanto é algo subjetivo. O tema subjetividade varia de acordo com os sentimentos e hábitos de cada um, é uma reação e opinião individual, não é passivo de discussão, uma vez que cada um dá valor para uma coisa específica.

Dentro da história humana, o trabalho é um elemento que se confunde com a própria vida, uma vez que é ele o instrumento utilizado pelo próprio homem para saciedade corporal e, portanto, de sobrevivência. Nesse sentido elabore um texto explicativo sobre: (com no mínimo 6 linhas cada)

a) a) Psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com