TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Da Psicologia

Monografias: Atividade Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Hoje vivemos em um mundo totalmente globalizado, em constante transformação. Considerando que há uma grande mudança nas relações interpessoais, as empresas também tiveram que adequar essas novas exigências, do mercado e das pessoas que fazem parte a esta organização.

Devido à velocidade, em quem essas relações tem se transformado no mundo moderno, ainda existe um conflito de modelo de administração, por partes dos colaboradores, que hoje são muito diferentes (gerações).

Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente

Dentro da visão contingencial, entende-se que não existe um único modelo, de administrar uma empresa e/ou organização, uma coisa é certo, o gerente /líder, tem que ser proativo, conseguir analisar e identificar problemas, através de interação com os colaboradores, traçar planos claros e estratégia bem definida de medidas e ações que irá realizar dentro de uma organização.

O gerente tem muitos papéis diferentes dentro da organização, responsabilidades extintas, deis de ser um grande mediador/pacificador, até ter a responsabilidade de motivar, passar crenças e valores aos seus subordinados. Lidar com as contradições e diminuir isso. Trabalhar com integração, comprometimento e interação, mais não somente para ele, mais principalmente para seus subordinados.

Segundo o trabalho de Burns, a liderança transacional, em forma de transição, ocorre uma troca entre o líder e o seu subordinado, no qual o líder consegue manter seu subordinado preso a si, pelo cargo ou poder formal que possui, em troca de vantagens. Já a liderança transformacional lida com os aspectos internos do indivíduo, com papel principal, de educar, motivar orientar e trabalhar no desenvolvimento pessoal, para transformar seus subordinados, seguidores em verdadeiros colaboradores e lideres. Em minha opinião a liderança transformacional é imprescindível ao trabalho de um gerente.

Já segundo Bowditch e Buono, o gerente, precisa de autoridade e subordinado para exercer seu trabalho, com organização, planejamento, controle, tomadas de decisões e coordenação.

Atualmente, o gerente é informado, instruído e treinado como um grande dirigente, através de participação no processo estratégico e decisivo, através de contatos com as áreas e ambientes externos. Com isso o gerente tem obrigação de passar as informações aos seus colaboradores. Fazendo com que todos trabalham e produzam, dentro de uma mesma filosofia e crença.

Competências e habilidades demandadas do gerente

As competências e habilidades, hoje demandadas pelo gerente, estão passando por um processo de transformação, onde aprendíamos um sistema taylorista de administração, hoje passamos para um novo estilo de gerenciamento, o Coaching.

Ser um gerente Coach significa ser um orientador, um educador. Hoje o gerente tem que estar na retaguarda, pois assim vai entender e compreender melhor as necessidades da equipe, para ensinar, ajudar, preparar melhor seus colaboradores. Diferenciar quem está precisando de mais ajuda. Principalmente ouvir, ao invés de somente falar, usando uma figura de autoridade.

Essas habilidades que atualmente os gerentes precisam, é para criar um ambiente de confiança e autoestima. O gerente precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com