TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Psicologia Organizacional

Artigos Científicos: Atividade De Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 5

A motivação é específica. Uma pessoa motivada a trabalhar pode não ter motivação para estudar ou vice-versa. Não há um estado geral de motivação, que leve uma pessoa a sempre ter uma disposição para tudo. Na área da administração, a expressão pessoa motivada se refere aquela pessoa que demonstra uma grande disposição em realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza.No entanto, as pessoas também se motivam em fazer o oposto ao desejado pela organização, tais como: greves,protestos,roubos,sabotagens ou invasões de fábricas.

Por causa disso, o estudo das motivações é de grande interesse para muitos administradores e alguns pesquisadores também, por causa da importância de entender e se possível manejar o estado de disposição para realizar tarefas. Se for possível a realização de tal entendimento é provável que muitas organizações conseguissem obter maior rendimento de seus funcionários, pois este estaria sendo incentivado com algo de seu desejo, e pela lógica o funcionário realizaria suas funções buscando um alto desempenho para atender as necessidades de sua empresa ou organização.

As pessoas são motivadas por muitas causas diferentes, e em diferentes circunstâncias, até mesmo dentro da mesma organização, isso porque não se pode dar uma única explicação para a motivação. A complexidade do comportamento humano torna praticamente interminável a busca de explicações sobre a motivação. Assim sendo, cada uma das teorias da motivação oferece parte da explicação para o problema de entender o comportamento das pessoas. A hipótese do homem complexo reflete a idéia de que a motivação é específica.

Oferecer ao funcionário a oportunidade de realizar seus desejos pessoais, suas necessidades básicas é uma forma de incentivo. Agindo assim o funcionário irá se sentir mais seguro com a organização, levando-o a ter um vinculo mais forte com a empresa, fazendo os desejos dela os seus próprios. Encadeando assim um estado de harmonia entre organização e funcionário. Oferecer também um bom ambiente de trabalho seria uma forma de incentivo também, pois se sentiria confortável com relação a seu trabalho, e ¨ lutaria ¨ para continuar a fazer parte da organização.

As empresas devem apostar na qualidade de vida no ambiente de trabalho que podem ser avaliadas pelas práticas que visam assegurar o bem-estar de seus empregados, considerado como seres humanos integrais, não apenas como realizadores de tarefas.

Uma das maiores preocupação dos funcionários nas empresas é a estabilidade no emprego, pois ninguém gosta de ficar vagando de emprego para emprego. Desejam sim é um emprego que valorize seu desempenho profissional, e reverta este esforço em reconhecimento, desta forma mantendo o funcionário na organização. Também o salário é outra preocupação do trabalhador, todo funcionário quer um bom salário, com isso ele se sente muito realizado e mais uma vez irá contribuir para que os objetivos da organização sejam alcançados.

A hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, provavelmente recebeu mais atenção dos administradores do que qualquer outra teoria da motivação, já que classifica as necessidades humanas de modo lógico e conveniente, com implicações importantes para os administradores.

Maslow via a motivação humana como uma hierarquia de cinco necessidades, que iam de das necessidades mais básicas a mais elevadas de auto- realização.

De acordo com Maslow, os indivíduos serão motivados a satisfazer a necessidade que para eles estiver preponderante, ou mais forte, num determinado momento. A preponderância de uma necessidade depende da situação do indivíduo no momento e de suas experiências recentes. Partindo das necessidades físicas, que são as mais básicas, cada necessidade deve ser ao menos parcialmente satisfeita antes do indivíduo desejar satisfazer uma necessidade no próximo nível acima.

Na organização moderna tanto as necessidades fisiológicas como as de estabilidade são em geral (mas nem sempre) atendidas satisfatoriamente. O aspecto seguinte na hierarquia é a necessidade de participar e de ser amado. Isso é sentido com mais força dentro da família, mas também afeta o ambiente de trabalho. A não ser que se vejam como parte integrante da organização, os empregados irão sentir-se frustrados por uma necessidade de participação não atendida e provavelmente não responderão às oportunidades e incentivos de ordem mais elevadas. O comportamento é sempre motivado por uma causa interna ao próprio individuo ou algumas causas externa, do ambiente. Motivação, nestecontexto, é sinônimo da relação de causa e efeito no comportamento das pessoas. Motivação não significa entusiasmo ou disposição elevada; significa apenas que todo o comportamento sempre tem uma causa. Quanto maior a satisfação dos funcionários, mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com