TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Anhanguera Processos Psicologicos Basicos 1

Trabalho Universitário: Atps Anhanguera Processos Psicologicos Basicos 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  2.312 Palavras (10 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 01

Filme: Ensaio Sobre a Cegueira

O filme se passa em uma cidade muito grande, onde houve uma epidemia de cegueira, após a primeira ocorrência, a epidemia foi se espalhando, atingindo um a um, até formar-se um grupo de cinco pessoas, que foram isoladas em quarentena. Apenas uma dela não foi afetada pela doença, ela acompanhou o seu marido para auxiliá-lo dentro do local para onde eles foram levados por militares. Esse grupo era formado por diversas personalidades. Quando eles chegaram já tiveram conflitos entre eles, mas ao passar do tempo foram se organizando para conviver em sociedade, pois estavam sendo vigiados por seguranças fortemente armados.

Logo depois foram trazidas mais pessoas infectadas, formando grupos por alas. Onde cada ala elegeu um representante para uma convivência melhor, porém um desses representantes não concordava com a decisão dos demais líderes, se tornando um ditador, por possuir uma arma de fogo. A partir daí, começou a controlar todas as situações que se desenvolvia internamente.

E assim os outros grupos tiveram que começar ‘um jogo’ pela sobrevivência, sendo submetidos às torturas psicológicas, físicas e sexuais. Foi então que entrou em ação a esposa do médico, a única que enxergava. Ela passou a conduzir toda a situação em busca de solucionar os conflitos que estavam ocorrendo, ela era a mais capacitada no momento. Após sofrer tantas torturas, ela tomou a iniciativa de assassinar o líder da ala três, para dar fim a hierarquia dele, dando inicio a uma verdadeira guerra.Uma integrante da ala 1, propositalmente, provocou um incêndio, destruindo totalmente a ala 3.

Num ato desesperado, a esposa do médico, sai à procura de socorro, daí ela percebe que os portões estão abertos, e não há segurança alguma, ela grita às pessoas que estão livres e que a cidade está destruída. Durante o percurso, percebe que a cidade se encontra em total abandono, ela sai à procura de alimentos e se depara com uma cena chocante, onde cachorros se alimentavam de um cadáver, ela entra num supermercado e encontra alguns enlatados em conserva, onde ela precisa enfrentar pessoas que percebem que ela estava com alimentos e a atacam. Ela então consegue se livrar deles com a ajuda de seu esposo. Daí, eles voltam para o grupo e decidem voltar para sua casa. Após se estabilizarem na residência, um integrante do grupo volta a enxergar, trazendo a expectativa de que todos voltaram a ver um dia.

Resumo Cap. 6 - Sensação e Percepção.

Nossas sensações andam sempre com as nossas percepções e funde-se em um processo continuo que em algumas situações podem nos enganar. As analises sensoriais começam com o processo bottom-up que são conhecidos como sendo vistos e percebidos de baixo para cima. Ele habilita nosso sistema sensorial a detectar linhas, ângulos e cores, ou seja, é a nossa primeira impressão sobre exposto ou determinado à nossa vista.

A percepção parte do processo do top-down que venha a ser conhecida como de cima para baixo, que nos ver títulos e nomes, expressões e aspectos, sendo assim, é a nossa vista mais detalhada e reparativa, onde podemos usar as nossas experiências já vividas ou ouvidas.

As sensações são como detectores de energia físicos ou não que são codificadas como sinais neurais, que só sentimos as mesmas através dos nossos sistemas sensoriais que são olfato, paladar, tato, visão e audição. Já nossas percepções fazem a seleção, organização e interpretação sobre as sensações que estamos a sentir.

Algumas vezes nesse processo de identificação de sensações e percepções recebemos alguns estímulos (que são aqueles que fazemos “questão” de ouvi-los, que por mais que haja algum ruído ainda sim conseguimos ouvi-lo e interpreta-lo) ou a estimulação subliminar que são aqueles que estão abaixo daqueles que estamos acostumados a ouvi-los e que às vezes podemos nos influenciar por conta de pré ativarem as nossas percepções, memória ou reações.Podemos adaptar algumas sensações que sentimos, ou seja, podemos reduzir nossas sensibilidades para não sofrermos modificações. A única sensação que não se adapta é a visão, porque ela se desloca o tempo inteiro, até mesmo quando estamos dormindo.

As nossas percepções se dão através da organização de fragmentos de dados sensoriais dados pelo cérebro ou de formas significativas, onde filtramos informações sensoriais e inferimos percepções da maneira que faça mais sentido.Para reconhecermos um objeto, primeiro temos que percebê-lo seja visualmente ou através de toque para assim daremos forma e ordem aos estímulos que os mesmos nos transmitem e assim percebê-los pelos processos de aproximação e semelhança. São nossos indicadores monoculares tais como tamanho relativo, interposição, altura relativa, movimento relativo, luz e sombra que nos permitem ter noção de profundidade.Nossa habilidade de perceber objetos familiares é denominada de constância perceptiva onde é dividida em constância do tamanho da cor e da claridade, sendo cada importante para detectarmos localização e formato de objetos.

Etapa 02

Filme: O Som do coração

O filme baseia-se na história de dois jovens que eram amantes da música, que por via do destino se encontraram e tiveram um breve relacionamento, onde daí surgiu uma gravidez. Quando o pai dela descobriu, logo foi contra o relacionamento e o nascimento da criança, colocando a todo tempo vários obstáculos entre a profissão e a possível criação do bebê. Então, após uma discussão dos dois, houve um acidente que resultou no nascimento prematuro da criança, onde o avô, pensando que estava resolvendo um problema aparente, doou a criança a um orfanato, enquanto a mãe ainda estava desacordada. Assim que acordou, o avô deu a falsa notícia da morte do bebê.

Passaram-se 11 anos e Evans, nome dado à criança desde que chegou ao orfanato, resolveu fugir na expectativa de encontrar seus pais. Chegando à cidade, ele encontrou um garoto morador de rua, que tocava violão numa grande praça, e o convidou para juntar-se ao abrigo, onde ele e várias crianças estavam sendo exploradas por um homem que usava o talento dos garotos para ganhar dinheiro. Embora nunca tivesse tocado nenhum instrumento musical, durante a noite, enquanto todos dormiam Evans por alguns minutos tocou o violão do garoto que conheceu a poucas horas. O senhor surpreendeu-se com tanto talento e logo se encarregou de colocá-lo numa praça também, mostrando seu dom musical àqueles que passavam por ali. Seu primeiro dia tocando naquela praça foi espetacular, arrecadou muito dinheiro e fez com que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com