TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Psicologicos Basicos

Exames: Processos Psicologicos Basicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 3

Sensação e Percepção

Para representar o mundo exterior em nossa cabeça, devemos detectar a energia física do ambiente e codificá-la como sinais nervosos, um processo tradicionalmente chamado sensação. E devemos selecionar, organizar, e interpretar novas sensações, em processo tradicionalmente chamado percepção.

Processamento de baixo para cima (receptores sensoriais - analise sensorial). Sensações que sobem para o cérebro.

Processamento de cima para baixo ; formamos percepções baseadas não somente nas sensações, mas também nas experiências e expectativa. As falhas de percepções podem ocorrer em qualquer ponto entre a captação sensorial e a interpretação perceptiva.

Existimos num mar de energia, mas somos cegos e surdos para certos tipos de estímulos (raio x, ondas de rádio, luz ultravioleta, ondas sonoras, e de freqüência alta e baixa).

Estimulação subliminar são os estímulos que estão abaixo do limiar podemos processar informações sem termos consciência disso .

Limiar relativo (diferença mal perceptível) é a diferença mínima que uma pessoa pode detectar entre dois estímulos, em 50% das ocasiões. O limiar relativo aumenta com a magnitude do estimulo.

Lei de Weber, dois estímulos, independente da sua magnitude, devem diferir por uma proporção constante, para que sua diferença seja perceptível. O limiar relativo não é uma quantidade constante, mas uma certa proporção relativamente constante do estimulo, nossas células nervosas disparam com menos freqüência, chamado de adaptação sensorial.

Para nó humanos, a visão e a audição, são os principais sentidos. O cérebro humano concede prioridade a esses dois sentidos na distribuição do tecido cortical. No entanto, sem o tato, paladar e o olfato, alem do sentido sinestésico e a proporção , o funcionamento eficaz do corpo estaria comprometido .

Visão: A tarefa da visão , como a de todos os sentidos é receber a estimulação , convertê-la para sinais neurais e enviar estas mensagens para o cérebro. A tradução sensorial é o processo pelo qual nossos sistemas sensoriais convertem energia de estimulo em mensagens neuronais.

A nitidez da visão pode ser afetada por pequenas distorções no formato do olho (miopia, hipermetropia, etc) Processamento de informação visual: nos olhos humanos, a informação de quase 130 milhões de bastões e cones receptores (retina) é recebida e transmitida por cerca de 1 milhão de células ganglionares, cujas fibras constituem o nervo óptico.

Audição: Freqüência variação no comprimento da ondas sonoras.

Tom: é determinado pela freqüência quanto mais longas as ondas, menos a freqüência, mais baixo o tom.

Decibel : é a unidade de medida da energia do som. O limiar absoluto para a audição é definido como o decibel.

Tato: Desde o inicio da vida o tato é essencial, para o nosso desenvolvimento. Bebes prematuros ganham pesos mais depressa e vão para casa mais cedo , se estimulados por massagens manuais . Sentido de tato é uma mistura de pelo menos quatro sentidos da pele , pressão, calor , frio e dor .

Não há nenhum relacionamento simples

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com