TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS PSICOLOGICOS BASICOS I

Dissertações: PROCESSOS PSICOLOGICOS BASICOS I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  1.284 Visualizações

Página 1 de 9

Sumario

Introdução ....................................................................................................................1

Sinopse ..........................................................................................................................2

Resumo do filme e cenas relevantes ..............................................................................3

Relação entre conceitos de sensação e percepção e o filme ensaio sobre a cegueira ....4

Conclusão .......................................................................................................................5

Bibliografia......................................................................................................................6

Introdução

O objetivo deste trabalho é analisar de forma sucinta o filme (Ensaio sobre a Cegueira), analisando seu enredo e desenvolvimento, observando o sentido de sua historia e absorvendo de forma critica as cenas que mais impactam e mostram realmente qual o sentido desta produção cinematográfica.

Vamos a partir desta analise fazer uma paralelo com os conceitos (sentidos e percepções), sendo assim teremos um amplo conhecimento do que realmente diferencia percepção e sentido.

Sobretudo este trabalho que mostrar a importância para a vida humana e sociabilidade da funcionalidade correta dos sentidos e percepção. Levando em consideração os fatores internos e externos, analisando suas variáveis e a possibilidade de que em algum momento termos que nos adaptar e viver guiado pelos nossos próprios extintos.

Sinopse do filme

Uma cidade é devastada por uma epidemia instantânea de "cegueira branca". Em face deste surto misterioso, os primeiros indivíduos a serem infectados são colocados pelas autoridades governamentais em quarentena, num hospital abandonado. Cada dia que passa aparecem mais pacientes, e esta recém-criada “sociedade de cegos” entra em colapso.

Tudo piora quando um grupo de criminosos, mais poderoso fisicamente, se sobrepõe aos fracos, racionando-lhes a comida e cometendo actos horríveis. Há, porém, uma testemunha ocular a este pesadelo: uma mulher, cuja visão não foi afectada por esta praga, que acompanha o seu marido cego para o asilo. Ali, mantendo o seu segredo, ela guia sete desconhecidos que se tornam, na sua essência, numa família.

Ela leva-os para fora da quarentena em direção às ruas deprimentes da cidade, que viram todos os vestígios de uma civilização entrar em colapso.

A viagem destes é plena de perigos, mas a mulher guia-os numa luta contra os piores desejos e fraquezas da raça humana, abrindo-lhes a porta para um novo mundo de esperança, onde a sua sobrevivência e redenção final reflectem a tenacidade do espírito humano.

Resumo do filme/ cenas

Relevantes e impactantes

Misteriosamente uma doença se espalha com muita velocidade, por causa desta patologia desconhecida boa parte da população local ficaram cegos instantaneamente.

Neste momento tudo o que se tem de vida racional passa a ser irracional, não há mais beleza na vida, não existe estética , a noção e percepção do belo da lugar ao instinto mais primitivo , o de sobrevivência .

Segue-se uma trama envolvente , que nos faz pensar em como somos debilitados e nossa percepção do mundo varia e pode mudar radicalmente num estante em que a sobrevivência fala mais alto que a sociabilidade .

Observei que no momento em que somos expostos a situações desagradáveis a um contexto coletivo, sempre buscaremos nossa sobrevivência não importando situações nem métodos.

Temos em nossa matriz genética conceitos prévios para determinar quem será ou quem não será o mais adequado a, por exemplo, ser um representante de um grupo ou de uma minoria, que será deliberadamente escolhido e terá a responsabilidade de conduzir aquele grupo da melhor for possivel.

Consegui observar a inabilidade de um sistema de governo com total despreparo para situações que a principio fogem do controle, colocando em xeque a liberdade dos seres humanos confinando-os em fábricas sem explicação de porque e a finalidade, só querendo se ver livre do problema. Com a velha arbitrariedade era decidido, por exemplo, quem iria tomar um tiro na cabeça só por não respeitar uma fila de entrada. Um cenário de completo caos.

O desprendimento de uma mulher que fora traída pelo marido numa cena de completo saciamento de vontades primitivas nas quais infelizmente eles foram expostos, mas sim um gesto dos mais benéficos à sociedade que é o perdão dela conseguir enxergar num quadro de traição a insanidade da ação que não fora deliberada.

Quando nos unimos de forma racional poderemos alcançar um resultado muito gratificante, assim como o grupo que saiu do confinamento para as ruas, conseguindo pensar em comida, abrigo, necessidades básicas, entre outros.

Numa mostra que quando queremos somos imbatíveis em organização e não somente em Olimpíadas e nem Copas do Mundo, mas sim no que concerne a sobrevivência.

A atuação de um cego num cenário de aparente cegueira momentânea me causou asco e admiração ao mesmo tempo, se por um lado temos a serenidade da personagem de Danny Glover com fala mansa querendo sempre ajudar a encontrar uma solução, no outro temos o “assistente” de Gael Garcia Bernál que se apropriando de uma realidade que já era a sua, conseguia por métodos atrozes às suas necessidades atendidas.

Além de trabalhar a serviço de uma repressão autoritária e covarde. Vide o caso das mulheres se entregarem como “voluntárias” para receber comida em troca.

Mas o que me causou maior admiração foi a personagem de Juliane Moore, com senso de responsabilidade ela conseguiu se doar ao extremo aos que precisaram dela nas mais variadas situações. Foi imparcial com todos, mesmo quando o seu marido estava no contexto de algum problema.

Foi delicada e sutil com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com